07/04/2020 18h27 - Atualizado em 07/04/2020 18h39

Secult se reúne com secretários municipais de Cultura da Grande Vitória

Em reunião on-line, os gestores se comprometeram a realizar ações conjuntas.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, reuniu-se, nesta terça-feira (07), com secretários de cultura da Grande Vitória. Realizada de forma remota, a reunião teve como pauta as ações da cultura diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A expectativa é de que sejam feitas ações conjuntas entre Governo e municípios na área da cultura, inclusive após o fim do Estado de Emergência em Saúde Pública, de modo a solidificar as políticas públicas da área também em médio e longo prazo.

"A proposta principal da agenda foi apresentar um pouco do Plano Emergencial da Secretaria da Cultura (Secult) para o enfrentamento do Covid-19, convida-los a contribuir e também ouvir as demandas e as ações especificas de cada prefeitura", explicou o secretário Fabricio Noronha.

O plano inclui o Edital Emergencial da Cultura e ações on-line da Secult, como a mostra Videografias do Meio, realizada em parceria com a TVE.

Participaram os secretários de Cultura de Vila Velha, Peterson Castro; Cariacica, Renata Weixter; Vitória, Francisco Grijó; e Serra, Alessandre Motta. Os gestores colocaram as situações de seus municípios em relação a políticas para a área, os cadastramentos de artistas realizados pelos municípios e a situação dos editais municipais diante do Estado de Emergência em Saúde Pública.

Fabricio Noronha colocou a Secult à disposição dos municípios para ajudar nas políticas municipais. Os gestores elogiaram a ação do Edital Emergencial da Cultura, e vão ajudar na mobilização com os artistas de suas cidades.

Ainda esta semana estão previstas reuniões on-line com secretários de outras regiões do Espírito Santo.

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627