18/10/2024 17h33 - Atualizado em 18/10/2024 17h49

Secult realiza encontros on-line tira-dúvidas sobre Editais Cultura Viva para Pontos e Pontões de Cultura

A Secretaria da Cultura (Secult) realizará na terça-feira (22), às 19 horas, e na quinta-feira (24), às 10 horas, encontros on-line para tirar dúvidas sobre os Editais Cultura Viva, destinados a Pontos e Pontões de Cultura Capixabas, coletivos e entidades que promovem ações culturais em suas comunidades. Para se inscrever nos encontros basta acessar o link CLICANDO AQUI, e preencher o formulário.

Durante os encontros os participantes poderão fazer perguntas sobre os Editais a serem respondidas ao vivo pela equipe, assim como acompanhar as perguntas feitas por outros participantes.

Os Editais Cultura Viva são parte da retomada da Política Nacional Cultura Viva, são 50 prêmios e oito projetos continuados divididos em três editais, totalizando um investimento de R$ 3.780 milhões. As inscrições estarão abertas até 13 de novembro e podem ser realizadas on-line via Mapa Cultural.

Conheça os editais e anexos AQUI

Dúvidas frequentes:

Não sou certificado, posso participar?

Sim. Os Editais Cultura Viva irão certificar os coletivos e associações que atingirem 50% da pontuação, independentemente da seleção para premiação ou fomento.

Não tenho sede ou espaço físico, posso participar?

Sim. O que vale é a comprovação da atividade no território pelo tempo determinado em Edital.

O que são os Comitês Gestores dos Pontos e Pontões de Cultura?

Os Comitês Gestores são obrigatórios para os Pontos/Pontões de Cultura nos Editais de Fomento e têm função semelhante a um grupo de trabalho, com foco em auxiliar no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das atividades dos Pontos/Pontões de Cultura. Para os Pontos, o comitê deverá ser composto por no mínimo cinco pessoas, sendo quatro de associações, grupos ou coletivos do território e uma pessoa representante de serviços públicos presentes na comunidade (servidores dos equipamentos de saúde, educação, assistência social, saúde mental, entre outros) que dialoguem com as metas do seu Ponto de Cultura. Para os Pontões, o comitê gestor deve ser formado por no mínimo 5 Pontos de Cultura de sua rede de atuação.

Como comprovar o tempo de atuação do meu coletivo?

A comprovação pode ser feita pelo portfólio de atividades do coletivo e redes sociais. Sugere-se indicar breve histórico, linha do tempo das ações com fotos, vídeos, depoimentos e outros materiais que ajudem a comissão a reconhecer a atuação no território.

Como será feita a certificação?

A Secult enviará à Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura a relação de Pontos de Cultura certificados por meio deste edital, para que constem na base de dados do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura.

Quem já é certificado, pode conferir a certificação no site http://culturaviva.gov.br/, buscando o nome do seu coletivo ou associação no Mapa Cultura Viva. O selo de Ponto de Cultura fica no canto esquerdo do seu perfil de Agente Cultural e é clicável.

Editais Cultura Viva

Chamamento público 005/2024 - Premiação de Pontos e Pontões de Cultura

50 projetos com valores de R$ 30 mil e R$ 60 mil.

Observação do Edital: em todos os casos, é necessário que as entidades e coletivos comprovem, no mínimo, 2 (dois) anos de desenvolvimento de atividades culturais na comunidade local, por meio de fotos, material gráfico de eventos, publicações impressas e em meios eletrônicos e outros materiais comprobatórios.

Chamamento Público 006/2024- Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura

Quantidade: 4 projetos de fomento a pontões de cultura.

Valor individual: R$ 300 mil

Entre as metas dos editais estão: formação e educação cultural, articulação e mobilização de redes e registro e divulgação. Serão selecionados projetos que desenvolvam, acompanhem e articulem atividades culturais, em parceria com as redes regionais, identitárias e temáticas de pontos de cultura e outras redes temáticas, que se destinam à mobilização, à troca de experiências, ao desenvolvimento de ações conjuntas com governos locais e à articulação entre os diferentes pontos de cultura que poderão se agrupar em nível estadual e/ou regional ou por áreas temáticas de interesse comum, visando à capacitação, ao mapeamento e a ações conjuntas, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva.

Chamamento público 007/2024 - Fomento a Projetos Continuados de pontos de Cultura

Quantidade: 4 projetos de fomento a pontos de cultura.

Valor individual: R$ 120 mil.

Entre as metas dos editais estão a formação e educação cultural, mostra artística/cultural e registro e divulgação. Serão selecionados projetos que promovam o acesso da população aos bens e aos serviços culturais nos territórios e comunidades onde atuam, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva.

Contatos Cultura Viva:

E-mail: culturaviva@secult.es.gov.br e culturaviva.secult@gmail.com