26/05/2020 15h44

Secretários de Cultura do Estado participam de webconferência sobre Lei de Emergência da Cultura

Ação acelera uma articulação importante entre os municípios capixabas em prol das políticas públicas da cultura.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, participou, nessa segunda-feira (25), de uma reunião com secretários da cultura dos municípios capixabas. Puxada pelos gestores municipais da área, o encontro, que aconteceu por webconferência, teve como pauta a votação da Lei de Emergência Cultural (PL 1075/2020), prevista para ser votada neta terça-feira (26), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O debate girou em torno do impacto da aprovação da lei nas políticas culturais de seus municípios, e a mobilização para que isso aconteça. Participaram da reunião representantes das prefeituras de Vitória, Cariacica, Muqui, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha, Serra e Guarapari.

O secretário Fabricio Noronha conta que uma nova reunião com mais secretários deve acontecer nos próximos dias. “Encaminhamos uma nova reunião e um Grupo de Trabalho técnico para dar suporte e assessoria para os municípios se adequarem para receber o recurso federal”, pontua.

O grupo será formado por secretários e técnicos das prefeituras e da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult).

Saiba mais sobre a Lei de Emergência Cultural
Nesse sábado (23), foi realizada a Webconferência ES de Emergência Cultural. O encontro teve como pauta principal o Projeto de Lei 1.075/2020 - Lei Emergencial da Cultura, que presta apoio a trabalhadores da cultura e da economia criativa como forma de enfrentamento aos impactos econômicos do novo Coronavírus (Covid-19), entre outros assuntos.

O debate teve a participação da vice-governadora Jaqueline Moraes, do secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, da subsecretária  de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas, além de artistas, agentes culturais, parlamentares, gestores e representantes de entidades ligadas ao setor.

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627