07/05/2020 11h43 - Atualizado em 07/05/2020 13h38

Campanha Quarentena Literária promove incentivo à leitura no Estado

Leitores poderão compartilhar seus vídeos de dicas de leitura e concorrer a prêmios.


A Secretaria da Cultura (Secult) lança a campanha de incentivo à leitura “Quarentena Literária”. A partir desta quinta-feira (07), leitores de todo o Estado poderão compartilhar seus vídeos de dicas de  leitura, como histórias e indicações de livros e poderão ser sorteados com 30 brindes relacionados à leitura e tecnologia no final do projeto, no mês de outubro. As melhores postagens poderão ter destaque nas redes sociais da Secult e da Gerência do Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo.

Segundo a gerente de Bibliotecas da Secult, Marcelle da Silva Coelho Queiroz, o objetivo da ação é incentivar um movimento literário, criativo e com protagonismo infantil, juvenil e adulto, seja individual, seja em família, incluindo também os usuários da Biblioteca Pública Estadual (Bpes) e suas divisões itinerantes – Biblioteca Transcol e Biblioteca Móvel, além das 78 Bibliotecas Públicas Municipais ligadas à Gerência

“Esta campanha tem a intenção de favorecer a continuidade da difusão da literatura, impactando positivamente as pessoas afetadas pelas medidas de isolamento e distanciamento social adotadas pelo Governo do Estado, necessárias neste momento de reclusão pela pandemia do novo Coronavírus”, enfatiza.


Como participar

Para participar, o leitor precisa postar um vídeo de até 3 minutos e apresentar temática de incentivo à leitura, tanto na forma individual quanto em grupo produzido no seu “feed” ou “linha do tempo”, curtir o Instagram: @bibliotecas.es e marcar o vídeo com as seguintes hashtag’s: #quarentenaliterariabpes e  #bibliotecasdoespiritosanto. 

Toda manifestação literária é livre, tendo como público-alvo as crianças na faixa etária de 3 a 10 anos, na categoria infantil; de 11 a 17 anos, na categoria juvenil; e a maiores de 18 anos, na categoria adulta. A gerente de Bibliotecas reitera que é necessário que o participante tenha uma conta nas redes sociais Facebook ou Instagram, e cita outras formas criativas e que representam intervenções literárias, como por exemplo:

 - Pais lendo para crianças;

 - Bebês interagindo com a leitura e livros;

- Leitura de trecho de livro preferido;

- Dica(s) de livros;

- Resenhas literárias curtas;

 - Contação de histórias;

 - Leitura dramatizada;

 - Leitura cantada;

 - Utilização de instrumento musical ou fantoches.

CONFIRA O REGULAMENTO NA ÍNTEGRA AQUI

 Prêmios


Serão dez prêmios na categoria infantil, dez na categoria juvenil e dez na categoria adulto. De acordo com a Gerência de Bibliotecas, para compor os kit's que irão premiar os 30 melhores vídeos, foram escolhidas obras clássicas, populares e grandes incentivadoras da leitura, ideais para o período atual vivido, como O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry; Turma  da Mônica, de Maurício de Souza; e Harry Potter, de J. K. Rowling.

O sorteio ocorrerá após o encerramento da Campanha, com data a ser definida e antecipadamente divulgada nas redes sociais da Secult e Gerência do Sistema de Bibliotecas.

A Coordenadora da campanha pede que os vídeos de grupo sejam de moradores da mesma residência, evitando o deslocamento de outras pessoas para o local da produção do conteúdo. No ato da gravação, o proponente deverá se comprometer a cumprir com as medidas sanitárias e administrativas impostas para contenção do Covid-19, em especial àquelas constantes no Decreto Estadual nº 4593-R e nas outras normas que venham a ser expedidas pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

CONFIRA A PREMIAÇÃO AQUI

Mais informações:

Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES)

Rua João Batista Parra, 165 - Enseada do Suá, Vitória/ES | CEP 29052-120

Telefones: (27) 3317-8606 (27) 99902-1638

https://secult.es.gov.br/biblioteca-publica-do-espirito-santo-bpes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard