08/04/2011 11h36 - Atualizado em 05/01/2017 15h41

8º Caminho do Imigrante acontece neste domingo

dia
Neste 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, acontece o Caminho do Imigrante, que chega à sua oitava edição, atraindo homens e mulheres, jovens e terceira idade, além de aventureiros e trilheiros.

O percurso do Caminho do Imigrante segue a estrada Bernardino Monteiro 080, inaugurada em 1919: a primeira do Estado para o trânsito para automóveis. Foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos primeiros imigrantes italianos que colonizaram a região de Santa Teresa, ainda em 1874.

Durante o percurso, os caminhantes receberão água e frutas em diversas paradas distribuídas pelo caminho. Ao mesmo tempo poderão curtir a programação cultural promovida pela organização do evento. Ao final do trajeto, ônibus dos dois municípios transportarão os caminhantes de volta a Santa Leopoldina. Quem mora na Grande Vitória poderá usar o transporte alternativo com vans. Os contatos e informações para participar do Caminho do Imigrante poderão ser consultados diretamente na internet no site www.caminhodoimigrante.es.gov.br .

A caminhada é realizada pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (órgão vinculado à SECULT), em parceria com as prefeituras de Santa Leopoldina, de Santa Teresa e Circolo Trentino di Santa Teresa. O evento conta ainda com o apoio da Cesan,  do Educandário Seráfico São Francisco de Assis - ESFA, da Associação Leopoldinense de Turismo - ALETUR, entre outros colaboradores.

O percurso do 8º Caminho do Imigrante

O local de partida é a praça no centro da cidade de Santa Leopoldina, às margens do rio Santa Maria da Vitória, no antigo porto onde desembarcaram mais de 12 mil imigrantes de diversas nacionalidades que ali chegaram para colonizar a região. Os caminhantes atravessam uma pequena ponte e cruzam o centro histórico da cidade, acompanhados pela banda de música do município. Retornam pela ponte para o trânsito de veículos e sobem pela antiga estrada dos tropeiros, em meio à mata, margeando o rio até alcançar a estrada principal.

O atalho por Valsugana Velha, nos seis quilômetros finais, onde foram distribuídos os primeiros lotes aos imigrantes italianos, proporciona aos andarilhos mais conforto, segurança e um contato mais próximo com a natureza. Além disso, esse novo caminho elimina a passagem pelo asfalto.

Em um pequeno trecho desse percurso, o caminhante passará por uma trilha entre plantações, árvores e um córrego, onde não será possível o trânsito de veículos. Uma pequena elevação montanhosa, próximo à chegada, proporciona aos participantes um belíssimo visual da cidade de Santa Teresa.

Durante a caminhada haverá distribuição de água e frutas aos participantes, apresentação de bandas de música, danças entre outras atrações culturais proporcionadas pelos grupos folclóricos da região. Esses pontos de apoio estão distribuídos a cada quatro quilômetros em média. Ao final, os participantes poderão saborear uma apetitosa polenta servida pelos organizadores em Santa Teresa.

A partir das 17 horas, estarão disponíveis ônibus para o retorno dos andarilhos a Santa Leopoldina.
O Caminho do Imigrante é realizado sempre no dia 1º de maio, com início às 07 horas em Santa Leopoldina, onde ocorre a concentração dos trilheiros. A chegada da maioria dos andarilhos em Santa Teresa ocorre por volta das 15 horas.

2011-2012 - Ano da Itália no Brasil

A caminhada é uma excelente opção de lazer, que exercita o corpo e a mente. Os 30 km do percurso, entre vales e montanhas, proporcionam um belíssimo passeio entre as belezas naturais das serras capixabas. O feriado nacional do Dia do Trabalho foi especialmente escolhido para relembrar o primeiro trajeto trilhado pelos italianos no Espírito Santo, há 137 anos.

Esse grupo de colonos, composto por diversas famílias, incluindo crianças e idosos, foram os pioneiros na colonização italiana no Brasil. Seguiram antes para a fazenda de Pietro Tabacchi, que os havia contratado no início de 1874 para trabalhar em sua propriedade em Santa Cruz (Aracruz): os imigrantes da Expedição Tabacchi. A empreitada foi malograda. Os camponeses não aceitaram as condições propostas pelo fazendeiro e exigiram do Governo da então Província do Espírito Santo a transferência para as colônias oficiais, onde poderiam cultivar os seus próprios lotes.

Com base nesse fato histórico, o Senado Federal aprovou a Lei do Dia Nacional do Imigrante Italiano, que é comemorado no dia 21 de fevereiro, em referência à chegada do navio que trouxe a expedição até o porto de Vitória. Com a promulgação da Lei, o Espírito Santo ficou reconhecido, oficialmente, como o Berço da Imigração Italiana no Brasil. O Estado também tem a maior colônia italiana do País em proporção à população.

Cilmar Franceschetto