03/07/2012 13h17 - Atualizado em 05/01/2017 15h10

2º Cinema de Arte apresenta o programa "Pause e Reflita"

O Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) exibe na quarta-feira (11), o 2º Cinema de Arte no Cine Jardins. A exibição do programa "Pause e Reflita" foi cedida pelo jornalista e videomaker, Antonio Pasolini.  ",O programa  fez parte de uma mostra feita por ele em Londres para a Tate Modern em 2007 chamada Video Links Brazil.

"Pause e Reflita" apresenta uma seleção de 19 vídeos, que compõem um programa eclético de trabalhos de artistas estabelecidos e emergentes, que utilizam do recurso visual para mostrar trabalhos autorais, poesia visual, crítica de mídia, social e histórica. De modo singular, esses trabalhos almejam engajar o espectador em reflexão.

Como em outros países, o vídeo foi adotado no Brasil por conta de seu imediatismo, disponibilidade, potencial como ferramenta comunitária para mudança social e baixo custo para exploração artística. Ele foi apropriado para trabalhos de performance, crítica de mídia, retratos sociais e experimentos poéticos, plásticos e narrativos.

O ingresso do filme deve ser retirado na quarta-feira, dia 11 de julho, uma hora antes da exibição na bilheteria do Cine Jardins. A entrada franca

Confira a programação completa do programa "Pause e Reflita"

Carlos Nader (Carlos Nader, 1997, 16'46")

Um ensaio sobre os limites da identidade que explora o conceito de autobiografia, esse vídeo premiado inclui entrevistas com o poeta Waly Salomão, o filósofo Antônio Cícero e a travesti Jaqueline Kennedy Onassis.

Privacy Invasion (Inês Cardoso, 1995, 1?12")

On the Phone faz parte de uma série de video-postais feitos por Cardoso. Nesse vídeo ela toca as mensagens de sua secretária eletrônica sobre imagens de Amsterdam.

Paralelas (Maria Cattani, 2002, 1?10")

Parte de uma série de vídeos da artista cujo trabalho é marcado pela repetição e a articulação de sistemas. Aqui, pássaros na fiação formam padronagens geométricas contra o céu quando interligados por linhas.

Romance Policial Brasileiro (Inez Cabral de Melo, 2001, 6?51")

Uma ilustração subjetiva de um poema de Bráulio Tavares sobre a vida de crianças delinquentes nas grandes cidades brasileiras.

Estufa (Luiz Roque/Leticia Ramos, 2004, 3?)

Fumaça colorida entra em uma estufa. Flores desabrocham. Uma sequência simples e simbólica alude à passagem do tempo.

4 Patos (Maria Cattani, 2003, 1?35")

Parte de uma série de vídeos da artista cujo trabalho é marcado pela repetição e a articulação de sistemas. Aqui, patos são interligados por linhas.

Procura-se (Daniella Mattos, 2002, 2?43")

Uma situação onde o silêncio forçado cria a possibilidade de troca com o outro.

William e Fátima (Rafael Scaggion, 2002, 1?)

A dinâmica televisual do casal número 1 do noticiário brasileiro é desconstruída e saturada.

Sem Título (Bruno de Carvalho, 2003, 1?48")

Uma performance em tempo real onde um homem enterra um aparelho de televisão ligado, observando as relações entre destruição e renascença.

Cacofonia - Cena 2 (Simone Michelin, 2003, 5?)

Sobrepondo cenas da abertura da Bienal com trechos de diálogos do filme Câncer, de Glauber Rocha, e música de Astor Piazolla e Roberto Carlos, Cacofonia - Cena 2 explora questões sociais como racismo e exclusão social.

4 Linhas (Maria Cattani, 2004, 1´21")

Parte de uma série de vídeos da artista, cujo trabalho é marcado pela repetição e a articulação de sistemas. 4 Linhas mostra formigas criando linhas.

Diálogo com Narciso (Cássia Kallenah, 2001, 3?58")

Uma montagem sensual onde a performer cria um ritual aquático de transformação física. Um banquete visual moldado na edição, a forma desse vídeo e marcadamente influenciada pela gramática visual do videoclip.

Talk to Me (Camila Sposati, 2000, 2?54")

As tensões entre o público e o privado. Um helicóptero sobrevoa a imensidão urbana de São Paulo e as imagens aéreas da cidade são justapostas com os sons fragmentados de uma situação doméstica.

R$6.66 (Brócolis VHS, 2002, 1´)

Uma sátira ao fluxo do capitalismo televisual e uma ilustração de como o consumismo está literalmente ?enlarguecendo? as cinturas da sociedade moderna.

Xuxa em Chamas (A Revolução Não Será Televisada, 2002, 1'59")

Esse vídeo do coletivo A Revolução Não Será Televisada se apropria de imagens do programa da apresentadora de TV, Xuxa, quando um número de dança é interrompido por um incêndio no estúdio. Desacelerado, esse fragmento revela a rapidez da criação e da destruição da imagem.

Alguma Coisa Que Eu Manipule Inteira (Izabela Pucú, 2001, 5?33")

O processo de criação de uma esfera oca de barro, onde a diferença entre começo e fim é tênue e o objeto pode ser indefinidamente reconstruído.

Ação e Dispersão (Cezar Migliorin, 2003, 5?59")

O vídeo mostra o orçamento de um filme literalmente desaparecer na tela. Uma nova maneira de apresentar relatórios de gastos? Ou uma nova interpretação do velho adágio, 'tempo é dinheiro'?

US (Tadeu Jungle, 2004, 2?10")

Uma colagem de ícones americanos justapostos com imagens militares da Guerra do Golfo ilustra a conexão entre poderio militar americano e colonialismo cultural.

20 Ventos (Maria Cattani, 2003, 2?)

Parte de uma série de vídeos da artista, cujo trabalho é marcado pela repetição e a articulação de sistemas. 20 Ventos mostra a fronde de uma árvore se movendo ao vento em 20 momentos diferentes.

Serviço:

2º Cinema de Arte no Cine Jardins

Exibição: Programa Pause e Reflita, Livre. 68 min.
Local: Av. Anísio Fernandes Coelho - Jardim da Penha - Vitória, ES - Cine Jardins

Entrada Gratuita. Retirar o convite a partir das 20h no dia 11 de julho 2012.

Organização do 2º Cinema de Arte no Cine Jardins:

Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)

Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro - Vitória ES
Telefones: 27 3132-8393 | 3132-8390