25/11/2013 11h25 - Atualizado em
05/01/2017 14h48
10º Festival do Beiju é marcado por debates sobre retomada do território quilombola no Norte do ES


25/11/2013
Nesse último final de semana, aconteceu o 10º Festival do Beiju, na comunidade quilombola de São Domingos, Sapê do Norte, em Conceição da Barra. O evento teve início na noite de sexta-feira (22), com a Missa dos Quilombos, celebrada ao ar livre pelo bispo da Diocese de São Mateus, Dom Zanoni. Em seguida, houve apresentação de grupos folclóricos, com reis de boi e jongo.O festival visa a divulgar as tradições da cultura quilombola, por meio da culinária e de suas manifestações folclóricas, apresentando ainda a história e a luta das comunidades do Sapê do Norte. Foram realizadas ainda oficinas de capoeira, artesanato e trança.
Mais do que uma festa, o evento foi também um ato político de afirmação da resistência do povo quilombola, tendo como lema "Terra titulada, meio ambiente preservado". O sábado (23) foi marcado por uma série de discussões em torno da retomada do território quilombola. Somente na região de São Mateus e Conceição da Barra, há mais de 30 comunidades identificadas como quilombolas. Na de São Domingos, por exemplo, vivem mais de 150 famílias.
Impacto

Representando a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o assessor de Patrimônio Cultural Imaterial Jefferson Gonçalves Correia disse que é necessário intensificar a luta do povo quilombola, para que ela seja mais reconhecida e alcance resultados, inclusive orçamentário, com políticas mais amplas e estruturantes, não apenas pontuais. "É necessário discutir não apenas políticas culturais, mas se aprofundar em várias outras questões, sobretudo voltadas para a questão territorial", ressaltou.

O 10º Festival de Beiju terminou no domingo (24), com reunião para o encaminhamento da próxima edição do evento, ladainha e shows com grupos de forró à noite.
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim /Tiago Zanoli /Erika Piskac
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808-7701/ 9902-9302
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br