17/07/2014 13h11 - Atualizado em 05/01/2017 14h49

XVII Festival de Inverno de Sanfona e Viola promete agitar São Pedro do Itabapoana

 
Começa neste final de semana o tradicional Festival de Sanfona e Viola de São Pedro de Itabapoana. Em sua 17ª edição, o evento começa neste sábado (19) e vai até o próximo domingo (27). Nacionalmente conhecido, o Festival promete receber os visitantes em um clima típico do interior numa festa que visa valorizar a música e a cultura de Mimoso do Sul. A entrada é livre. 

A programação inclui desde oficinas musicais, rodas de sanfona e viola e atrações nacionais. Destaque para o show do cantor Almir Sater, que se apresenta no sábado (26). Além da programação cultural, o festival promove o concurso de sanfona e viola, com o objetivo de estimular e promover os músicos.

Almir Sater

Com mais de 30 anos de carreira sólida e 10 discos solo gravados, Almir tornou-se um dos responsáveis pelo resgate da viola de 10 cordas, sendo reinventada, o músico acrescentou um toque mais sofisticado ao instrumento, estilos como blues e rock, embalados pela pegada do folk, uma mistura de música folclórica, erudita e popular, considerada atemporal. 

Para conferir a programação completa do Festival, acesse o site oficial do evento: www.sanfonaeviola.com/programacao.php

A cidade

A região de Mimoso do Sul tem características peculiares que a tornam um local com forte vocação turística. Cultura (sanfona e viola), patrimônio histórico (arquitetura colonial), e paisagismo (matas, trilhas e cachoeiras) são atrativos para os turistas que viajam pela região. Um conjunto de fazendas do século XIX com forte influência da colonização portuguesa, italiana, libanesa e síria, além da presença marcante de afrodescendentes compõem este cenário. 

São Pedro do Itabapoana é um sítio histórico com 41 imóveis residenciais tombados pelo Conselho Estadual de Cultura em 1987. Ruas de pedra com calçamento tipo pé-de-moleque, o conjunto de fazendas do século XIX, auge do ciclo do café no Espírito Santo, o Museu de São Pedro de Alcântara e a Escola de Sanfona e Viola são alguns dos atrativos da localidade. 

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo

Assessoria de Comunicação

Paula Norbim/ Erika Piskac/ Márcia Almeida

Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-1627

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao.secult.es@gmail.com

www.secult.es.gov.br




 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard