17/01/2014 13h27 - Atualizado em 05/01/2017 14h44

Vitória Cine Vídeo Itinerante leva o cinema para 15 praias capixabas

(17/01/2014)

A partir desta sexta-feira (17), em Manguinhos, terá início a 20ª edição do Vitória Cine Vídeo Itinerante - Rota de Verão, que levará oito filmes de curta-metragem para 15 praias capixabas até o dia 14 de fevereiro, com sessões de cinema gratuitas e ao ar livre. 

Após a sessão desta sexta, que começa às 20 horas, o público contará com uma animada roda de samba sob o comando do grupo Regional da Nair. Também fazem parte da Rota Verão os municípios de Guarapari, Anchieta, Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Conceição da Barra, São Mateus, Fundão, Aracruz, Vila Velha e Vitória. 

Para as sessões, será montada uma estrutura que recria uma sala de cinema, com cadeiras para a plateia, um telão medindo 8 x 5 metros e equipamentos de projeção e de som adequados. O público também poderá votar no seu filme favorito e concorrer a uma bicicleta no final de cada exibição.

A mostra itinerante promove a democratização da recente produção audiovisual brasileira, com uma programação de filmes de animação, ficção e documentário.  O projeto também tem como objetivo contribuir com a formação de plateias para o cinema nacional, uma vez que possibilita a moradores e turistas o acesso a um excelente lazer cultural.

O 20° Vitória Cine Vídeo Itinerante é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) e da Rede Gazeta.  O projeto tem parceria do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Prefeitura de Vitória e do Instituto Sincades. A iniciativa ainda conta com apoio institucional da Casa Melancia e do Instituto Geração.

Entre os meses de junho e julho, o 20º Vitória Cine Vídeo Itinerante continuará com a Rota Inverno. Dessa vez, serão, prioritariamente, os municípios da região serrana do Espírito Santo que sediarão as exibições de cinema.

Serviço

Exibição de abertura do 20° Vitória Cine Vídeo Itinerante - Rota Verão
17 de janeiro de 2014 (sexta-feira)
Participação do grupo Regional da Nair
Local: Praça de Manguinhos - Serra
Horário: 20 horas
Mais informações: festivaldevitoria.com

Calendário de exibições

17/01 (sexta-feira): Manguinhos - Serra

18/01 (sábado): Praia do Morro, Guarapari

19/01 (domingo): Iriri (Praia da Costa Azul) - Anchieta

23/01 (quinta-feira): Praia das Neves - Presidente Kennedy

24/01 (sexta-feira): Praia Central (ao lado da Igreja Católica) - Marataízes

25/01 (sábado): Praça de Itaipava - Itapemirim

26/01 (domingo): Praça Dona Carmem - Piúma

30/01 (quinta-feira): Circuito da Folia na Praia da Sede - Conceição da Barra

31/01 (sexta-feira): Vila de Itaúnas (Praça da Igreja de São Benedito) - Conceição da Barra

01/02 (sábado): Praia de Guriri - São Mateus

06/02 (quinta-feira): Praia Grande - Fundão

07/02 (sexta-feira): Santa Cruz - Aracruz

08/02 (sábado): Praia da Costa - Vila Velha

13/02 (quinta-feira): Rua Sete de Setembro, Centro - Vitória

14/02 (sexta-feira): Praia de Itaparica - Vila Velha

Os filmes

Apocalipse de verão (Ficção, 15 min., RJ), de Carolina Durão. Sinopse: Rio de Janeiro, 45°C, praias lotadas: Apocalipse de verão! Daniel, 8 anos, está de férias na praia. Lá ele experimenta diversos mundos e se diverte entre a fantasia e a realidade. Um dia, o mar está cheio de algas tóxicas. A praia está imprópria! Será o fim do verão?

One Man (Animação, 4 min., SP), de Graciliano Camargo. Sinopse: Em um deserto, uma mulher está em perigo...e apenas um homem pode salvá-la! One Man! Um homem, uma missão, um destino! One Man! Músculo de aço, super poderes fantásticos e um charme irresistível! One Man, o super-herói tradicional, mas uma diferença...

Un Día de Trabajo (Animação, 3 min., SP), de Francisco Rosatelli. Sinopse: Todo dia ela se prepara para ir trabalhar, no qual ela encontra muitas pessoas diferentes. É um trabalho comum e muito presente no dia a dia de todos, mas talvez ela não seja tão normal assim.

Doutor, meu filho é animador (Animação, 14 min., RJ), de Marcos Magalhães. Sinopse: "Ele não gosta de futebol... fica o tempo todo desenhando. O que que ele tem, Doutor?". Só um doutor pode tranquilizar esta mãe aflita!

Malária (Animação, 5 min., SP), de Edson Oda. Sinopse: Esta é a história de Fabiano, um jovem mercenário contratado para matar a Morte.

Reikwaapa (Documentário, 16 min., ES), de Wera Djekupe e Ricardo Sá. Sinopse: Investigação sobre os ritos de passagem nas aldeias guaranis do Espírito Santo.

João, o galo desregulado (Animação, 10 min., SP), de ALê Camargo e Camila Carrossini. Sinopse: Uma história bem-humorada de um galo que cantava na hora em que bem queria.  Baseado em fatos reais.

Jessy (Documentário, 15 min., BA), de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge. Sinopse: Atriz, dramaturga e mulher, Paula conta com o apoio das madrinhas Carolina Vargas, Ginna d'Mascar, Mitta Lux, Rainha Loulou e Valérie O'harah, para resgatar Jéssica e realizar o desejo de ser transformista.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim/ Tiago Zanoli / Erika Piskac
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302 
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard