19/11/2012 12h26 - Atualizado em
05/01/2017 14h31
Vila Velha sedia seminário que encerra a primeira etapa do Plano Estadual de Cultura

Representantes da Cultura da Região Metropolitana da Grande Vitória irão se reunir, no próximo sábado (24), para discutir propostas para o Plano Estadual de Cultura do Espírito Santo (PEC-ES). A última etapa dos Seminários Territoriais de elaboração do PEC-ES será entre os representantes dos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vitória e Vila Velha, no Centro de Educação Técnica Vasco Coutinho, Centro de Vila Velha, a partir das 8h.

Os Seminários Territoriais são espaços de escuta pública em que a população participa de um diagnóstico para discutir as dificuldades e potencialidades da cena cultural local. Durante a programação, os presentes poderão trazer propostas para os grupos de trabalho, divididos de acordo com as cinco diretrizes do Plano Nacional de Cultura: Papel do Estado, Diversidade Artística e Cultural, Acesso à Cultura, Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável e Participação Social. Em seguida, as propostas são sistematizadas e transformadas em metas para a Cultura a serem cumpridas nos próximos 10 anos.
Durante os meses de outubro e novembro, cada microrregião administrativa do Estado teve a oportunidade de participar das discussões que terminam esta semana com a etapa metropolitana. No início do próximo ano também serão realizados dois seminários: um para discutir propostas para os segmentos artístico-culturais (Literatura, Música, Audiovisual, Patrimônio, etc.) e outro com o Fórum Estadual de Elaboração do PEC-ES, no qual serão discutidas as metas com os representantes eleitos em todas as microrregiões. Entre cada etapa, serão realizadas consultas públicas virtuais com os resultados das discussões, que estarão disponíveis no site do Plano.
O processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura é coordenado por um Comitê Gestor Estadual composto por servidores da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), membros do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e do Fórum Permanente das Entidades Culturais do Espírito Santo, além dos representantes das dez microrregiões do Estado, que são eleitos durante os Seminários Territoriais.
O PEC-ES será o documento legal produzido com a participação da sociedade que irá orientar as políticas públicas para a Cultura capixaba durante os próximos dez anos. A intenção é que o texto final do Plano seja apresentado e enviado para aprovação na Assembleia Legislativa em maio de 2013.
O Plano Estadual de Cultura do Espírito Santo (PEC-ES) é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e orienta a execução da política estadual deste segmento. O PEC-ES, em consonância com o Fundo Estadual de Cultura e o Conselho Estadual de Cultura, constitui a base do Sistema Estadual de Cultura.
De acordo com a Lei 12.343/10, que cria o Plano Nacional de Cultura, a elaboração do PEC-ES é um dos compromissos assumidos pelo Espírito Santo quando aderiu ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), em 2012, cuja implantação possibilitará o desenvolvimento de projetos e ações de forma coordenada e integrada entre o poder público e a sociedade civil.
SERVIÇO:
Seminário Territorial Metropolitano
Municípios participantes: Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vitória, Cariacica e Vila Velha (sede)
Data: 24/11 (sábado)
Local: Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho - Centro de Vila Velha
Horário: 8 às 17h
Entrada Franca
PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO, CLIQUE AQUI
*Os inscritos terão alimentação custeada pelo evento
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois
Tel.: 3636 7111/9902-9302
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br