Uma semana de boas notícias para a literatura capixaba
Diversos projetos de apoio à literatura capixaba e incentivo à leitura realizados e apoiados pelo Instituto Sincades terão momentos importantes nos próximos dias 12, 13 e 15 de novembro
Nesta semana, será realizada uma série de eventos importantes que representam o apoio do Instituto Sincades à literatura capixaba e o incentivo à leitura ao longo dos seus seis anos de atividades e, especialmente no ano de 2014.
Nesta quarta-feira (12), a comunidade de Pontões, em Afonso Cláudio, vai receber o projeto "Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades", que contempla comunidades com até cinco mil habitantes e que não têm biblioteca e acesso à internet. As estantes com os livros ficam abertas 24 horas, todos os dias do ano e sem ninguém para registrar a retirada e entrega dos livros. No sábado (15), o projeto será implantado também na comunidade Quilombo Retiro, em Santa Leopoldina.
Já no dia 13, em Vitória, a Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha será palco de um importante evento. Na ocasião, o Instituto Sincades fará a doação de um scanner planetário super moderno para o Governo do Estado. Ele será utilizado para a digitalização de obras raras de domínio público e serão disponibilizadas na Biblioteca Virtual do Espírito Santo (www.secult.es.gov.br/biblioteca), que atualmente conta com 54 obras.
O Instituto também fará a entrega de mais uma unidade do projeto Biblioteca Móvel, do Governo do Estado. O projeto, que incentiva a leitura em comunidades em vulnerabilidade social, teve início no ano passado e possui aproximadamente mil usuários cadastrados, de oito bairros da Grande Vitória. Com a nova unidade, equipada com oito exemplares de cada um dos 257 títulos, o projeto ampliará significativamente o seu alcance.
Concurso Literário
Ainda durante o evento, serão anunciados os vencedores do Concurso Literário, que tem como objetivo incentivar a reflexão e o hábito da leitura e da escrita entre os funcionários do segmento atacadista e distribuidor. Nesta sexta edição, o concurso teve como tema o Espírito Santo e recebeu 154 inscrições, espalhadas em 45 empresas do segmento. Os textos vencedores serão publicados na revista da Academia Espiritosantense de Letras, que terá também artigos de autoria de membros da Academia.
Por fim, serão lançados os 19 livros contemplados pelos editais de cultura da Secult, que anualmente vem contando com a parceria do Instituto. Eles se somam às mais de 100 obras de escritores capixabas que também receberam o apoio da instituição.
Merece destaque, por exemplo, a publicação de um livro e documentário que registram os 70 anos de história do tradicional Coral Santa Cecília, de Venda Nova do Imigrante. O material contém uma obra, narrando a história do grupo, um livro com partituras de músicas já interpretadas pelo Coral e um documentário em DVD, protagonizado pelos próprios membros do grupo.
Outra publicação executada pelo Instituto, realizada em parceria com o Instituto Histórico Geográfico do Espírito Santo, foi a publicação do livro "Italianos: base de dados da imigração italiana no ES nos séculos XIX e XX". A obra, de Cilmar Franceschetto e Agostino Lazzaro, reúne informações de mais de 38 mil nomes de imigrantes italianos que entraram no Estado. O livro possui 1.040 páginas.