19/05/2016 09h14 - Atualizado em 05/01/2017 15h27

Trabalhadores da Casa da Música são homenageados em evento

Um novo espaço cultural está sendo preparado para a população capixaba: a Casa da Música. O evento de abertura, que ocorreu nessa quarta-feira (18), foi um teste acústico realizado pela Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) e contou com a presença do governador Paulo Hartung, do vice-governador César Colnago, do secretário de Estado da Cultura, João Gualberto e demais secretários de Estado do Governo. A noite foi uma homenagem a cerca de 40 operários que trabalharam na obra de restauro da casa. O evento contou também como convidados especiais os funcionários da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e alunos da Escola Viva.

Conhecida também como a antiga sede da Assembleia Legislativa, a casa é registrada como Palácio Cultural Sônia Cabral e fica ao lado do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. O local será destinado ao universo musical e terá uma série de atividades voltadas para os amantes da música, como sala de concertos (com capacidade de 206 lugares), salas de ensaios, camarins, área administrativa e serviços, todos bem distribuídos nos três andares do edifício. O imóvel também foi adequado para acessibilidade, com banheiros adaptados em todos os andares e elevador com acesso aos três pavimentos, e vai contar também com um acervo referente à preservação da história da música capixaba.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto, a Casa da Música surgiu para e abranger todos os públicos, contribuindo para a democratização do acesso e o promoção à cultura, e o registro da história da música do Estado “Este espaço cultural vai promover, a partir de atividades culturais e educacionais, a música como um meio de formação e entretenimento, tanto para a população local, quanto a visitantes. Porém, mais do que isso, este espaço também estará disponível para treinamentos e para a preservação dos acervos musicais do nosso Estado”, ressaltou João Gualberto.

O mestre de obras Adilson da Silva, que conduziu obra de restauro, sentiu-se gratificado por participar do evento de abertura. “É um orgulho ser reconhecido por este trabalho, pois o resultado ficou muito bonito. Quando entramos, o local estava deteriorado, mas conseguimos reformá-lo com muito zelo e dedicação. Agradeço por essa oportunidade”, enfatizou Adilson.

 

A estudante Luciana Silva, da Escola Viva Joaquim Beato, da Serra, elogiou o local e agradeceu a oportunidade de ser uma aluna do projeto Escola Viva. “Na minha escola estou aprendendo a desenvolver talentos que, antes, eu nem sabia que tinha. Está sendo uma experiência  muito gratificante”, contou Luciana.

Outros eventos

Até o final de junho, outros eventos estão sendo planejados para contemplar outros grupos como a classe artística, a população de um modo geral, a classe empresarial e os ex-deputados e ex-presidentes da antiga Assembleia Legislativa que trabalharam por lá até 1982.  Este novo espaço faz parte do Programa de Preservação e Revitalização do Patrimônio Cultura,l que é integrante do Plano Estratégico de Ação e Política Cultural do Governo Estadual, desenvolvido pela Secult, Secretaria de Estado da Cultura.

Um pouco de história

O prédio do antigo Palácio Domingos Martins, que já abrigou a sede da antiga Assembleia Legislativa do Estado e também a Casa do Cidadão de Vitória, foi construído em 1606 e abrigava de início, a antiga Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Em 1912, o prédio foi remodelado pelo arquiteto André Carloni, no governo de Jerônimo Monteiro (1908-1912), com a finalidade de se construir uma sede para a Assembleia Legislativa. 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard