06/10/2014 12h49 - Atualizado em 05/01/2017 14h52

"Teatro na Cultura Presente" em escolas da Grande Vitória

 06/10/2014

Jovens estudantes da Rede Estadual de Ensino da Grande Vitória passam a contar com a arte dramática como suporte intelectual e cultural com o projeto "Teatro na Cultura Presente", que teve início na última quinta-feira (01). A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) junto com a coordenação técnica do Centro Cultural Caieras (Cecaes). Ao todo, participarão das oficinas teatrais 150 alunos, divididos por escolas, em Viana, Vila Velha e Vitória. 

O conteúdo das oficinas é diversificado e promete usar uma metodologia lúdica e criativa, estimulando os jovens a observar e questionar para formar cidadãos. Os participantes terão noções básicas de todos os processos criativos de uma produção cênica: figurinos, iluminação, cenário e sonoplastia, além de jogos de interpretação e dramatização, técnicas de concentração, expressão corporal, voz e postura. No final das oficinas, os alunos terão a oportunidade de apresentar um espetáculo inteiramente produzido por eles. 

As oficinas serão realizadas na EEEFM Agenor de Souza Lé, em Vila Velha, na EEEFM Elza Lemos de Andreata, em Vitória, e na EEEFM Nelson Vieira Pimentel, em Viana.

Audiovisual

Integrando parte das ações do Projeto Cultura Presente, a Secult irá promover ainda neste ano outra oficina inteiramente voltada para o setor de audiovisual. Intitulado "Vila Viva", o projeto acontecerá nas comunidades de Vila Nova de Colares e Feu Rosa. As atividades individuais e coletivas procuram estimular a cultura local, contribuindo para a valorização da potencialidade de cada um, o afastamento da criminalidade e o aprendizado de novas funções. 

Idealizadas pela Associação Cultural, Esportiva e de Lazer de Vila Nova de Colares (Acel), as oficinas irão abordar temas como cineclubismo, oficinas de produção gráfica, audiovisual e produção de vídeos de curta-metragem, fotografia, concepção e confecção de jornal comunitário e uma exposição fotográfica, no fim das oficinas. O público-alvo do projeto são as lideranças comunitárias e a comunidade escolar dos bairros de Vila Nova de Colares e Feu Rosa.


Assessoria de Comunicação/Secult:
Paula Norbim/ Erika Piskac/ Márcia Almeida
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 /7701/ 9902-9302
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard