Sítio Histórico de Itapina recebe evento cultural neste sábado
Oficinas sobre patrimônios culturais, rodas de capoeira, Charola de São Sebastião, cortejo Reis de Bois e
palestras são algumas das atrações do Itapina Cultural que acontece neste sábado, dia 09, no Sítio Histórico de Itapina, em Colatina. O sítio é um dos conjuntos urbanos mais significativos do Norte do Estado e já foi referência na produção de café no Noroeste capixaba na primeira metade do século passado.
“Um dos objetivos do evento é fortalecer a preservação do sítio, buscando uma maior integração entre a comunidade, município e estado. Além de ser a apresentação e execução de parte dos projetos contemplados do Edital do Funcultura de 2015”, destaca a arquiteta da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Fabiana Braga.
As atrações do Itapina Cultural começam às 9 horas e seguem até às 20 horas. Entre as principais atividades estão apresentações de grupos folclóricos e musicais, palestras, bate-papos artísticos e oficinas, com enfoque principalmente na referência histórica e patrimonial do distrito. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e pela Prefeitura Municipal de Colatina, é aberto ao público.
O Sítio Histórico
O Sítio Histórico de Itapina foi um dos conjuntos urbanos mais significativos do Norte do Estado, referência na produção de café no noroeste capixaba na primeira metade do século passado. A Construção, datada do final do século XIX, até hoje preserva o conjunto arquitetônico das edificações da época, prevalecendo o estilo colonial brasileiro e art décor. Localizado a aproximadamente 30 km de Colatina e aproximadamente 129 km da capital Vitória, o sítio foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo (CEC) no ano de 2013, e hoje é reconhecido como Conjunto Histórico e Paisagístico de Itapina.
Serviço
Itapina Cultural
Data: 09 de abril
Programação
9 às 16h - 4º Dia de Oficina de Educação Patrimonial, na Escola Maria Ortiz, com o Projeto Clicl@r Itapina – Funcultura/Secult- Secretaria de Estado da Cultura (Edital 013/2015-Educação Patrimonial).
10h às 11h30 - Plantão Patrimonial - Secult, no Museu Virgínia Tamanini.
12 às 17h - Arquivo Itinerante (Arquivo Público do Estado do Espírito Santo - Apes).
13h30 às 15h30 - Diálogo sobre o Patrimônio Cultural, com grupos de cultura popular (Charola de São Sebastião, Reis de Boi de Luiz Laudêncio, Grupo de Capoeira do Mestre Eleandro e o Projeto de Capoeira da Fundação Iade), no Museu Virgínia Tamanini (Edital 010/2015 _ Circulação da Cultura Popular).
16h30 - Palestra sobre “A Importância dos Arquivos Pessoais para a Recuperação da História Local: O Projeto Álbuns de Família de Baixo Guandu”.
16 às 19hs - Apresentação de Roda de Capoeira, em frente do Museu; Charola de São Sebastião, na Praça Maria Amélia Milagres Fontes; Reis de Boi de Laudêncio, na Praça Maria Amélia; e Cortejo Reis de Boi de Luiz Laudêncio, da Praça até ao Museu.
Às 19h - Projeto Educação Patrimonial- Videomapping com as crianças de Itapina, PIXXFLUXX - Funcultura/Secult (Edital 013/2015- Educação Patrimonial). O evento será encerrado com show de Sr. Natal, na Praça Maria Amélia.