06/08/2014 07h48 - Atualizado em
05/01/2017 14h52
Sinfônica do ES apresenta obras de Haydn e Shostakovich - Ingressos ESGOTADOS

10/08/2014
Orquestra conta com solistas português e capixaba e maestro Chileno
Nesta quarta (13) e quinta-feira (14), a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) dará prosseguimento à sua temporada com mais duas apresentações, dentro das séries Quarta Clássica e Quinta Clássica. As apresentações serão realizadas no Teatro Carlos Gomes, às 20h. Os ingressos estão ESGOTADOS.
O programa combinará a tradição clássica da música do austríaco Haydn à música do compositor russo Shostakovith.
De Haydn, além de uma abertura, será apresentado o Concerto para violoncelo em dó maior. De acordo com o Maestro Titular da Oses, Helder Trefzger, "apesar de o concerto ter sido escrito entre 1761 e 1765, ele só foi descoberto em 1961, quando encontraram as partituras manuscritas no Museu Nacional de Praga". Ainda segundo o maestro, "trata-se de uma obra charmosa, tipicamente escrita no estilo tradicional clássico".
As outras obras do compositor austríaco serão a Sinfonia n.º 87, composta em 1785, e a abertura L'isola disabitata (A ilha disabitada), ambas escritas, dentro dos padrões clássicos.
Completa o programa o Concerto para piano n.º 2, escrita em 1957 por Dmitri Shostakovich para o aniversário de 19 anos de seu filho, Maxim, que executou a obra pela primeira vez durante o seu curso de graduação no Conservatório de Moscou. A obra possui temas atraentes e fáceis de serem ouvidos, com um segundo movimento de forte lirismo, chegando a lembrar Chopin.
Solistas

Lucas de Oliveira Lucas iniciou seus estudos de violoncelo há somente cinco anos no projeto Vale Música, com o professor Sanny Souza. Em 2009 ingressou na Fames onde atualmente é aluno da professora Raquel Rohr. Em 2011 ganhou o "Prêmio Especial Celina Svrinsk" no II Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Segundo o grande violoncelista brasileiro Antônio Meneses, em entrevista ao Jornal Estado de Minas, "Lucas, mesmo estudando há tão pouco tempo, já demonstra incrível capacidade de se expressar. Aprende muito rápido e esse desejo de saber mais é o mais lindo que um músico pode demonstrar".
Atualmente, Lucas integra a Oses e vem se apresentando como solista em 30 concertos nas escolas públicas da Região Metropolitana.

Vasco já obteve mais de dez prêmios em concursos internacionais destacando-se o prêmio "Esther Fisher Prize" (Chappell Medal Competition 2013), "Prêmio Antena 2" (atribuído pela Rádio Nacional de Difusão Portuguesa), "Prêmio Henry Wood Trust 2011 e 2012" e "Prêmio Casa da Música 2009", Concurso Internacional de Piano do Fundão, Concurso Internacional de Piano do Alto Minho, dentre outros.
Já participou em inúmeros cursos de aperfeiçoamento de piano e violino com professores conceituados, tais como, Paul Badura-Skoda, Boris Berman, Peter Donohoe, Dmitri Alexeev, Luiz de Moura Castro e Cristina Ortiz.
Regência

Junto ao seu importante trabalho com orquestras jovens de seu país, Victor Hugo Toro é também compositor e suas obras têm sido interpretadas por diversos grupos sinfônicos e de câmara. Ele foi escolhido um dos 100 líderes jovens do Chile pelo jornal "El Mercurio" e recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo pelo seu trabalho em prol da música, a sociedade paulistana e o intercâmbio cultural entre Chile e Brasil. Atualmente é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
Serviço:
Obras de: Haydn e Shostakovich
Regência: Victor Hugo Toro
Solistas: Vasco Dantas Rocha e Lucas de Oliveira
Local: Teatro Carlos Gomes
Data: 13 e 14/07
Horário: 20h
Ingressos: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). Venda antecipada. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro a partir do dia 07/07. Telefone: 3132-8399
Assessoria de Comunicação da Secult
Paula Norbim/Erika Piskac /Márcia Almeida
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
imprensa@secult.es.gov.br
Tel.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES