21/09/2016 08h27 - Atualizado em 05/01/2017 13h57

Seminário discute cultura popular e economia criativa em Vila Velha

Acontece neste sábado (24) e neste domingo (25), na Barra do Jucu, em Vila Velha, o 2º Seminário “Museu Vivo da Barra do Jucu”, com o tema “Resgate de Tradições e Desenvolvimento da Economia Criativa”. O encontro tem como foco demonstrar como o resgate da cultura local pode fomentar o turismo e a economia criativa de toda uma região. Na programação, oficina gratuita de congo, debates sobre o que é patrimônio cultural e palestras do secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, e de integrantes do Museu Vivo de São Bento (RJ). O evento acontece na UMEF Dr. Tuffy Nader. A entrada é franca.

Também durante o seminário será feita uma retrospectiva de um ano do Museu Vivo da Barra do Jucu, com a apresentação das atividades realizadas no local e os projetos para o resgate cultural da Barra do Jucu, além de discussões e ações ligadas à cultura, ao meio ambiente, à gastronomia, ao esporte e ao turismo.

Museu Vivo da Barra do Jucu

O Museu Vivo da Barra do Jucu propicia aos visitantes uma mostra da riqueza cultural da Barra do Jucu por meio de diversos eventos, além de ser o espaço onde são ofertadas várias oficinas de capacitação gratuitas, como a de Rendas de Bilro, que ocorre todos os sábados, e a de corte e costura (foto), que pretende criar produtos com identidade local customizando roupas.

Além das oficinas, o Museu Vivo abre todas as quartas-feiras à noite para criar novos projetos para evidenciar e valorizar a Barra do Jucu, enquanto sítio histórico, polo de cultura e potencial turístico do Estado, fomentando na comunidade e nas escolas da região a importância de se revitalizar a vila de pescadores e colocá-la no cenário cultural e turístico nacional.

 

Serviço

2º Seminário “Museu Vivo da Barra do Jucu”

Tema: “Resgate de Tradições e Desenvolvimento da Economia Criativa”

Local: UMEF Dr. Tuffy Nader, Rua Antônio Fonseca, 1 - Barra do Jucu, Vila Velha - ES

 

Programação

 

Sábado (24/09)

8 horas – Credenciamento

9 horas – Abertura: Retrospectiva das atividades de 1 ano do Museu Vivo da Barra do Jucu

10 horas – Debate sobre “Resgate das Tradições Locais”, com moradores da Barra do Jucu (representantes das bandas de congo, pescadores)

12 horas – Almoço

14 horas – “Economia Criativa e Empreendedorismo”

“Conceitos, Experiências e Oportunidades: Artesanato, Design e Identidade Local”, com Mônica Boteau (Ateliê Identidade Capixaba), Ubirajara Nascimento (Sebrae) e Duar Pignaton (Sindjovens)

14h às 17 horas – Oficina de Congo (atividade paralela com crianças e adolescentes)

16h30 – “Economia Criativa. Conceitos e Oportunidades do Programa Cama e Café”, palestra com Ubirajara Nascimento (Sebrae)

18 horas – Atividade Cultural: Congada com alunos da Oficina de Congo e convidados das bandas de congo da Barra do Jucu.

 

Domingo (25/09)

9 horas – “Experiências do Museu Vivo de São Bento”, do Rio de Janeiro, palestra com Antônio Augusto Braz

10h30 – “Desenvolvimento do Turismo Local”, palestra do Secretário de Estado de Turismo, José Sales

14 horas – Debate sobre a criação de circuitos turísticos na Barra do Jucu: agenda cultural, gastronômica, esportiva e ambiental da Barra do Jucu

16 horas – Café com Prosa

16h30 – Diplomação dos alunos do curso de Renda de Bilro, oferecido gratuitamente pelo Museu Vivo da Barra do Jucu

 

 

Mais informações:

Regina Ruschi – 98819-4340

Lena Cogo – 99817-2564

Thiago Vescovi – 98829-2093

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard