03/10/2013 11h10 - Atualizado em
05/01/2017 14h44
Secult realiza série de ações a fim de promover as pessoas com deficiência


Neste ano, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizará uma série de atividades em dois de seus espaços, na capital. Na Biblioteca Pública do Espírito Santo, na Praia do Suá, a programação acontece de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 14 horas. Já na Galeria Homero Massena, na Cidade Alta, haverá uma exposição de xilogravuras, de quarta-feira a sábado.
Com essa série de ações, será possível aproximar as pessoas com deficiência dos espaços culturais públicos, a exemplo da biblioteca, que disponibiliza em seu acervo obras em Braille, além de recursos que facilitam o acesso à informação para deficientes visuais.
Biblioteca
Na segunda-feira (07), a biblioteca recebe o projeto Árvore da Igualdade - As Cores nos Unem, com a produção de uma árvore por meio da pintura, utilizando as mãos, a fim de representar a união entre as pessoas, mesmo diante de suas limitações físicas.
O projeto Sinto e Produzo em Braille, na terça-feira (08), vai desenvolver um varal de poesia utilizando o sistema de leitura em Braille, para pessoas com deficiência visual, aproximando-as da literatura.
Já na quarta-feira (09), a fim de estimular os cinco sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição), a Biblioteca Pública Estadual promove a ação cultural Os Sentidos nos Movem a Criar. Por meio dela, a pessoa com deficiência será estimulada a compor uma obra de arte em qualquer linguagem - desenho, texto ou música, por exemplo.
Com o projeto Nossa História em Quadrinhos, realizado na quinta-feira (10), os participantes poderão contar suas histórias por meio da linguagem das histórias em quadrinhos, com exemplos de superação, os desejos de mudança ou mesmo de bullying sofrido por elas.
A programação da biblioteca termina na sexta-feira (11), com exibição do longa-metragem "Colegas". Escrito e dirigido por Marcelo Galvão, apresenta uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética as coisas simples da vida, a partir do olhar de três jovens com síndrome de Down e apaixonados por cinema.
Exposição

Heterogêneo, alegre e participativo, o grupo de 14 cadeirantes transformou as tardes de sábado em animados encontros. Superando suas limitações de movimentos, revelando energia e inventividade, dedicaram-se a criar novas funções e novos usos para as tradicionais ferramentas de gravura.
Nessa exposição, o público terá diante de si impressões e matrizes que impactam pela qualidade e consciência da produção no primeiro contato do grupo com a técnica. O conjunto da mostra será complementado com a exibição do registro em vídeo do processo de construção das imagens junto ao artista orientador do curso, Thiago Arruda.
Serviço:
Biblioteca Pública do Espírito Santo
Semana de Inclusão
Quando: de segunda (07) a sexta (11), sempre a partir das 14h
Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória
Entrada gratuita
Informações: (27) 3137-9351
Galeria Homero Massena
Exposição de xilogravuras produzidas por usuários do Programa Mão na Roda
Quando: de quarta (09) a sábado (12)
Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Centro de Vitória
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado, das 13h às 18h
Entrada gratuita
Informações: (27) 3132-8395
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br