12/09/2013 10h44 - Atualizado em 05/01/2017 14h25

Secult realiza em Itaguaçu segunda reunião com bandas civis do ES

A segunda reunião da série de encontros com as bandas civis do Espírito Santo, iniciada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em agosto deste ano, foi realizada nessa quarta-feira (11). Maestros e gestores estiveram no Teatro Municipal Geraldo Cestari, em Itaguaçu, onde compartilharam suas experiências e falaram sobre os desafios e as dificuldades para desenvolverem seus trabalhos.

Participaram representantes das regiões turísticas Doce Pontões Capixabas, dos Imigrantes, Montanhas Capixabas e Metropolitana. De acordo com a assessora especial da Coordenação de Difusão e Intercâmbio de Bens Culturais, Simône Devens, da Secult, a série de encontros é um primeiro contato com as bandas, a fim de se fazer o mapeamento delas e conhecer as reais necessidades de cada uma. "Queremos ouvir primeiro dos municípios o que falta, conhecer a realidade de cada um, antes de apresentarmos nossas propostas", afirmou ela, ao iniciar a reunião.

Com esses encontros, gestores e maestros têm a oportunidade de apresentar à Secult seus projetos e também de preencher um questionário com informações sobre as bandas. Após o ciclo de conversas, todas as demandas reunidas serão apresentadas ao secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva, para que ações sejam desenvolvidas de acordo com as necessidades e o perfil de cada município.

Necessidades

As situações de cada região são bastante distintas e, às vezes, contrastantes. Enquanto em alguns municípios faltam instrumentos musicais, por exemplo, em outros há muitos, mas não há alunos interessados em fazer parte dos grupos.

Ao falarem das necessidades mais urgentes, os representantes das bandas civis foram quase unânimes ao citarem a aquisição e manutenção de instrumentos musicais, a construção ou reforma de suas sedes, a aquisição de uniformes, além de investimentos em formação e capacitação de músicos e a falta de maestros, em alguns casos.

Entre as principais propostas, estão a criação de um site que ofereça um banco de partituras, para que os grupos possam, inclusive, compartilhar suas composições e seus arranjos, e também um encontro de bandas, promovendo o intercâmbio cultural e a troca de experiências.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo