12/09/2013 10h44 - Atualizado em
05/01/2017 14h25
Secult realiza em Itaguaçu segunda reunião com bandas civis do ES


Participaram representantes das regiões turísticas Doce Pontões Capixabas, dos Imigrantes, Montanhas Capixabas e Metropolitana. De acordo com a assessora especial da Coordenação de Difusão e Intercâmbio de Bens Culturais, Simône Devens, da Secult, a série de encontros é um primeiro contato com as bandas, a fim de se fazer o mapeamento delas e conhecer as reais necessidades de cada uma. "Queremos ouvir primeiro dos municípios o que falta, conhecer a realidade de cada um, antes de apresentarmos nossas propostas", afirmou ela, ao iniciar a reunião.
Com esses encontros, gestores e maestros têm a oportunidade de apresentar à Secult seus projetos e também de preencher um questionário com informações sobre as bandas. Após o ciclo de conversas, todas as demandas reunidas serão apresentadas ao secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva, para que ações sejam desenvolvidas de acordo com as necessidades e o perfil de cada município.
Necessidades

Ao falarem das necessidades mais urgentes, os representantes das bandas civis foram quase unânimes ao citarem a aquisição e manutenção de instrumentos musicais, a construção ou reforma de suas sedes, a aquisição de uniformes, além de investimentos em formação e capacitação de músicos e a falta de maestros, em alguns casos.
Entre as principais propostas, estão a criação de um site que ofereça um banco de partituras, para que os grupos possam, inclusive, compartilhar suas composições e seus arranjos, e também um encontro de bandas, promovendo o intercâmbio cultural e a troca de experiências.
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br