19/04/2013 07h17 - Atualizado em 05/01/2017 14h38

Santa Leopoldina: Museu do Colono completa 44 anos

 
Localizado em Santa Leopoldina, município da região serrana capixaba, o Museu do Colono completou 44 anos de inauguração nesta quinta-feira (18). O Museu Casa, que é um dos espaços culturais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), mantém aberto para visitação um acervo heterogêneo, composto de mobiliário, peças de cristal e porcelana, obras de arte e livros, em sua maioria adquiridos em viagens de membros da família Holzmeister ao exterior. O imóvel foi tombado como patrimônio histórico em agosto de 1983.

Designado como Museu do Imigrante até 1973, o casarão abrigou a família Holzmeister, uma das pioneiras da formação de Santa Leopoldina até 1969, quando foi adquirido pelo Governo do Estado. O espaço está com a exposição "Engenharia Naval em Papel" que fica aberta até o próximo dia 14 de junho.

Desde a sua criação, o Museu do Colono é um elemento de grande importância turístico-cultural para a cidade de Santa Leopoldina e para o Espírito Santo. Trata-se de repositório histórico de como vivia o imigrante europeu abastado, reproduzindo o ambiente residencial da família Holzmeister, com mobiliário, utensílios, objetos decorativos, obras de arte, livros e documentos particulares, escrituras, cartas, bilhetes, cartões. 

Espaço para exposições

Em 1982, uma exposição do artista plástico Francisco Schwartz inaugurou a Galeria Alice Holzmeister, localizada no térreo do Museu, espaço que recebe mostras temporárias promovidas pela Secult.  Tendo recebido mais de 4 mil visitantes em 2012, o espaço pretende estender seu alcance levando a cultura e a arte por meio de ações diferenciadas. Firmada em 2013, uma parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina por meio da Secretaria Municipal de Educação busca envolver alunos e professores da rede pública em atividades educativas realizadas durante as exposições. 

Atualmente, a galeria recebe a exposição Engenharia Naval em Papel, do Coletivo Monográfico. Essa mostra utiliza barquinhos de papel como estratégia para reacender conteúdos referentes à história da cidade e aos modos pessoais de habitar o mundo. 

Curiosidades

O Museu do Colono, em Santa Leopoldina, guardava grandes segredos. Durante a prospecção realizada para a restauração do prédio, os técnicos encontraram pinturas que possivelmente datam do final do século XIX, época que a família Holzmeister ainda morava no local.

As pinturas são de tonalidades e formatos variados, com motivos geométricos, arabescos, frutos e florais. Estão espalhadas pelos oito cômodos do andar superior, no quarto do barão, na sala de jantar, no salão nobre, na biblioteca, nos quartos, no oratório e na escadaria de acesso.

Museu do Colono:
Avenida Presidente Vargas, 1501 - Santa Leopoldina
Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 09 às 17 horas.
Tel: (27) 3266-1250 
Entrada franca

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Caê Guimarães, Paula Norbim e Paulo Gois
Tel.: (27)3636-7111/ 9808-7701 / 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard