13/02/2014 14h11 - Atualizado em 05/01/2017 14h48

Regência realiza Festival "Ondas Sonoras" com bandas nacionais e locais

 14/02/2014

Na próxima sexta (21), sábado (22) e domingo (23), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza o Festival "Ondas Sonoras" no município de Regência, localizado no Norte do Estado. O projeto conta com atrações locais e nacionais. Os destaques do festival são as bandas Tribo de Jah (Foto em destaque), Os Loppas e a Banda de Reggae de Regência, além das manifestações do congo e o tradicional Trio Fubica. O evento, que tem a entrada gratuita, está marcado para começar às 19 horas. 

Para o subsecretário de Cultura Joelson Fernandes, a criação desse projeto no Balneário de Regência pode significar um embrião de um projeto mais amplo, abrindo caminho para estruturar um Festival de Reggae no ano que vem. "Em função do grande número de turistas e surfistas que frequentam as praias de Regência na temporada de verão, a criação de uma atração fixa no calendário de eventos do Estado contribui para a divulgação de nossa cultura local", afirma. 

A ideia é fechar parcerias com outras prefeituras para realizar programações iguais as de Regência em outros balneários, como Itaúnas, Guriri, Barra do Sahy, Itaoca, Anchieta e Guarapari, sempre reunindo um artista nacional, um grupo capixaba já estabelecido e uma atração local, visando atrair turistas. 

Caboclo Bernardo

Aproveitando o gancho do Festival "Ondas Sonoras", o município de Regência celebra o centenário do Caboclo Bernardo com uma tradicional festa. Popularmente conhecido como "herói", Bernardo José dos Santos, índio nativo da vila, consagrou a história capixaba com sua bravura e destemor.

No ano de 1887, uma noite de tempestade com mar revolto, o Cruzador Imperial Marinheiro, que se dirigia a Abrolhos, chocou-se contra o pontal sul da barra do Rio Doce, a cerca de 120 metros da praia do povoado de Regência, distrito da cidade de Linhares, no Espírito Santo.

A população de Regência mobilizou-se para tentar auxiliar a tripulação do cruzador que naufragava, mas pouco se podia fazer por causa do mar violento. Ao amanhecer do dia, Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando um cabo de espia, por onde os tripulantes poderiam vir um a um, pendurados, até a praia. Bernardo lançou-se quatro vezes ao mar, sendo arremessado de volta à terra pelas ondas. Na quinta tentativa, obteve sucesso e o cabo foi amarrado ao navio.

Bernardo, ao lado de três marinheiros do navio de guerra, participou de todo o processo do resgate, acompanhando os náufragos até a praia num pequeno bote amarrado ao cabo. Graças aos esforços de todos, após cinco horas de luta, dos 142 tripulantes do "Imperial Marinheiro" salvaram-se 128. Não há registro se os corpos das 14 vítimas fatais foram ou não encontrados posteriormente.

Serviço: 
Festival "Ondas Sonoras"
Dias: 21 e 22 (Congo e Desfile de Fubica) e 23 (Show com as Bandas Tribo de Jah, Os Loppas e a Banda de Reggae de Regência)
Horário: 19 horas
Local: Balneário de Regência
Entrada Franca

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim/ Erika Piskac
Tel.: (27) 3636-7111/ 9 9808-7701/ 9 9902-9302 
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
www.secult.es.gov.br



Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard