13/02/2014 14h11 - Atualizado em
05/01/2017 14h48
Regência realiza Festival "Ondas Sonoras" com bandas nacionais e locais

14/02/2014
Na próxima sexta (21), sábado (22) e domingo (23), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza o Festival "Ondas Sonoras" no município de Regência, localizado no Norte do Estado. O projeto conta com atrações locais e nacionais. Os destaques do festival são as bandas Tribo de Jah (Foto em destaque), Os Loppas e a Banda de Reggae de Regência, além das manifestações do congo e o tradicional Trio Fubica. O evento, que tem a entrada gratuita, está marcado para começar às 19 horas.

A ideia é fechar parcerias com outras prefeituras para realizar programações iguais as de Regência em outros balneários, como Itaúnas, Guriri, Barra do Sahy, Itaoca, Anchieta e Guarapari, sempre reunindo um artista nacional, um grupo capixaba já estabelecido e uma atração local, visando atrair turistas.
Caboclo Bernardo
Aproveitando o gancho do Festival "Ondas Sonoras", o município de Regência celebra o centenário do Caboclo Bernardo com uma tradicional festa. Popularmente conhecido como "herói", Bernardo José dos Santos, índio nativo da vila, consagrou a história capixaba com sua bravura e destemor.
No ano de 1887, uma noite de tempestade com mar revolto, o Cruzador Imperial Marinheiro, que se dirigia a Abrolhos, chocou-se contra o pontal sul da barra do Rio Doce, a cerca de 120 metros da praia do povoado de Regência, distrito da cidade de Linhares, no Espírito Santo.
A população de Regência mobilizou-se para tentar auxiliar a tripulação do cruzador que naufragava, mas pouco se podia fazer por causa do mar violento. Ao amanhecer do dia, Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando um cabo de espia, por onde os tripulantes poderiam vir um a um, pendurados, até a praia. Bernardo lançou-se quatro vezes ao mar, sendo arremessado de volta à terra pelas ondas. Na quinta tentativa, obteve sucesso e o cabo foi amarrado ao navio.
Bernardo, ao lado de três marinheiros do navio de guerra, participou de todo o processo do resgate, acompanhando os náufragos até a praia num pequeno bote amarrado ao cabo. Graças aos esforços de todos, após cinco horas de luta, dos 142 tripulantes do "Imperial Marinheiro" salvaram-se 128. Não há registro se os corpos das 14 vítimas fatais foram ou não encontrados posteriormente.
Serviço:
Festival "Ondas Sonoras"
Dias: 21 e 22 (Congo e Desfile de Fubica) e 23 (Show com as Bandas Tribo de Jah, Os Loppas e a Banda de Reggae de Regência)
Horário: 19 horas
Local: Balneário de Regência
Entrada Franca
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim/ Erika Piskac
Tel.: (27) 3636-7111/ 9 9808-7701/ 9 9902-9302
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
www.secult.es.gov.br