12/05/2016 12h21 - Atualizado em 05/01/2017 15h27

Raiar da Liberdade: evento em Cachoeiro celebra abolição da escravatura

Uma noite para celebrar a liberdade e a identidade negra no Estado. Mais antigo evento folclórico do Espírito Santo, a tradicional festa Raiar da Liberdade acontece na próxima sexta (13), às 19 horas, na Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim. Na ocasião, se apresentarão diversos grupos de Caxambu, Jongo, Charola de São Sebastião, Folia de Reis, Quadrilha e Reis de Bois. A mestra Maria Laurinda, do grupo Caxambu Santa Cruz, de Monte Alegre, é presença confirmada. Quem for prestigiar o evento vai ter a oportunidade também de saborear uma deliciosa feijoada.

A celebração exalta a data de 13 de maio de 1888, por ocasião da Assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravatura no país, e reúne, todos os anos, comunidades quilombolas de todo o Estado para, além de resgatar o folclore regional, deixar viva nas novas gerações a riqueza das danças, do artesanato e da gastronomia, ou seja,  manifestações culturais e artísticas tão diversificadas.

O evento é uma realização da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura – Secult e o Instituto de Ação Social e Cultural do Espírito Santo – Sincades.

 

Serviço

Raiar da Liberdade

Dia: 13/05 (sexta-feira), às 19 horas.

Entrada franca.

Como chegar: a Comunidade Quilombola de Monte Alegre está localizada a 37 quilômetros do centro de Cachoeiro de Itapemirim, pela rodovia ES 482, no trecho que liga Cachoeiro a Alegre. A entrada é no trevo de Burarama. Para chegar à comunidade é só entrar à direita, na altura da fazenda experimental do Incaper. São 5 quilômetros de estrada de chão.

Notícias

2015 - 2025 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.