06/01/2014 14h18 - Atualizado em 05/01/2017 14h48

Projeto ES em Cena leva teatro do ES para o Maranhão

(06/01/2014)

Realizado com patrocínio do Ministério da Cultura (MinC), o projeto ES em Cena contará com mais uma edição, desta vez no Maranhão. Entre os dias 8 e 12 de janeiro, a capital, São Luís, receberá cinco espetáculos teatrais do Espírito Santo, todos com entrada gratuita, no Teatro Alcione Nazareth.

Além dos espetáculos teatrais, o projeto promoverá debates com os artistas envolvidos, que apresentarão o histórico de cada grupo participante e refletirão sobre os processos de criação de suas obras.

Realizado pela WB Produções, com benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do MinC, o projeto estreou em outubro de 2013, em Salvador. Neste ano, passará ainda por outras cinco capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

O projeto

O ES em Cena abriu suas cortinas em 2013 a fim de se consolidar como o principal festival do gênero, no país. Por meio de uma série de espetáculos teatrais, o projeto tem como objetivo difundir as iniciativas culturais de artistas do Espírito Santo em âmbito nacional.

Trata-se de uma mostra teatral capixaba em sete dos principais estados brasileiros. Os espetáculos que integram o projeto foram selecionados por meio de uma curadoria, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Para a primeira edição do projeto, foram contemplados cinco espetáculos de companhias teatrais diferentes.

"A iniciativa surgiu para que fosse valorizada a produção teatral capixaba. Há trabalhos excelentes produzidos pelo Espírito Santo, que precisam ser enaltecidos e que merecem romper fronteiras e serem assistidos por diversos públicos", afirma Wesley Telles, idealizador e diretor-geral da WB produções. 

O objetivo da iniciativa é estimular e valorizar a produção cultural do Espírito Santo, fortalecendo, assim, em outros estados, o teatro capixaba. "Esse tipo de projeto, além de possibilitar maior reconhecimento aos grupos envolvidos, fará com que haja estímulo para que continuem contribuindo com a cultura capixaba e com o desenvolvimento de novos projetos", acrescenta Wesley. 

Com isso, peças capixabas que pouco excursionam pelo país terão a possibilidade de se apresentar em turnê. "No ES em Cena, estaremos deixando de ser produtores locais, levando o Espírito Santo à frente, com um pouco de sua cultura e de sua identidade. Faremos isso com muito prazer e orgulho", completa Bruna Dornellas, diretora de produção da WB.

Programação

Quarta-feira, 8 de janeiro
O Pastelão e a Torta, com Grupo Folgazões
Horário: às 20 horas
A peça, uma farsa medieval encenada utilizando-se da linguagem de commedia dell'arte, traz no elenco os atores Wyller Villaças, Vanessa Darmani, Duílio Kuster e Foca Magalhães. A obra adaptada é dirigida coletivamente pelos integrantes, com enredo que narra as aventuras e desventuras de dois mendigos, Julião e Balandrot, em busca de um suculento pastel e de uma apetitosa torta que são vistos na janela do casal de pasteleiros Joaquim e Marieta. Esteticamente, o espetáculo é fruto de uma fusão de várias linguagens presentes no processo de pesquisa e treinamento permanente do grupo, como a comicidade, a música e o teatro popular. Essa montagem já foi encenada em festivais nacionais e internacionais. Em agosto deste ano, representou o Brasil em dois festivais latino-americanos de teatro realizados na Colômbia.

Quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
Insone, com Grupo Z
Horário: 20 horas
Em "Insone", o Grupo Z de Teatro dá prosseguimento às suas investigações acerca dos três eixos que norteiam seu trabalho: o desenvolvimento de dramaturgia própria, o corpo como instrumento de criação, o uso de espaços diversos. O espetáculo, que se utiliza da linguagem da dança-teatro, não tem uma narrativa linear, não conta uma história. Antes, debruça-se sobre os estados de sono e vigília, os sonhos, pesadelos e a insônia, mostrando o homem contemporâneo entre a sua necessidade de descanso e repouso e as exigências de um mundo cada vez mais veloz, vertiginoso.

Sexta-feira, 10 de janeiro
Estórias de um Povo de Lá, com Grupo Gota, Pó e Poeira
Horário: 20 horas
Livremente inspirado nos contos de Guimarães Rosa, o espetáculo retrata histórias de pessoas que podem estar aqui e lá em seus anseios, obstáculos, religiosidade e esperanças. "Estórias de um Povo de Lá" apresenta logo em sua abertura um prólogo com fragmentos de textos que contemplam o universo de Guimarães Rosa, seguindo depois para três pequenas histórias. A primeira narrativa é centrada na viagem de avião de  um menino ao interior onde se construía uma grande cidade;  lá ele se encanta pela natureza e pela figura de um peru, conhecendo também duros aspectos da realidade. A segunda trata da história de uma menina isolada em seu mundo e que de repente  consegue materializar todos os seus desejos, a maioria coisas simples e comuns, o que a faz diferente na visão da família e parentes. A terceira narrativa mostra a partida de um pai que vai habitar o rio, dentro de uma canoa, criando várias versões para sua partida. A família, composta pela mãe, dois meninos e uma menina, busca explicações para aquela atitude. A montagem reúne literatura, teatro e música, e os atores se revezam em diversos personagens.

Sábado, 11 de janeiro
Bernarda, Por Detrás das Paredes, com Cia Repertório
Horário: 19 horas
O espetáculo é uma colagem dos textos "A Casa de Bernarda Alba", de Federico García Lorca, e "Arte Poética", de Aristóteles. Bernarda é uma matriarca dominadora que após a morte de seu segundo marido decreta um luto de oito anos, enclausurando em casa suas cinco filhas. Em um jogo cênico musical, os atores manipulam seus corpos para criar e destruir nove personagens que duelam suas expectativas como em uma arena de touros.

Domingo, 12 de janeiro
Mefisto, com Cia Teatro Urgente
Horário: 19 horas
Artista vive a tragédia de vender a cabeça para o Estado. Cenas de teatro-dança e vídeo mapping em live performance que fazem referência às obras: "Mephisto", de Klaus Mann, "Fausto", de Goethe, e à coreografia homônima de Magno Godoy (1987).

Local: Teatro Alcione Nazareth
Rampa do Comércio, 200, Praia Grande, Centro, São Luís, Maranhão
Todos os espetáculos são gratuitos, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria (sujeito a lotação do espaço)
Telefone: (98) 3218 9933

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim/ Tiago Zanoli / Erika Piskac
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302 
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard