Pesquisa Aplicada | ES Criativo

Coordenadores da pesquisa:
Profª Drª Angela Morandi (UFES)
Victor Toscano (SETADES/IJSN)

E- mail para contato: pesquisaescriativo@gmail.com

 

Sobre o projeto

A pesquisa aplicada ao Plano “ES Criativo”, tem como objetivo prover informações que auxiliem a formulação de políticas públicas focadas no setor criativo do Espírito Santo. Mediante diagnóstico aprofundado das atividades de artesanato, gastronomia, audiovisual e tecnologias da informação e comunicação no estado, busca-se estruturar o debate acerca da importância destes segmentos para a economia local fomentando negócios que utilizam um insumo genuinamente humano: a criatividade.

GASTRONOMIA

 

O objetivo desse questionário é captar informações que caracterizam os estabelecimentos gastronômicos no Espírito Santo. Ao pensar a gastronomia enquanto campo privilegiado para se conhecer um lugar e sua gente, a proposta deste estudo é apresentar sua força, dentre todos os segmentos da economia criativa no Espírito Santo, e sua contribuição na construção de uma identidade alimentar capixaba, respeitando as diversidades regionais e a utilização de alimentos típicos de cada localidade.

 

Acompanhe e participe das ações:

 

Oficina de Planejamento LAB.ges: Políticas Públicas para inovar o Setor Gastronômico e contribuir na construção de uma identidade alimentar capixaba. 21 de novembro de 2018.

 

A Oficina integra as ações da Pesquisa Aplicada ao Plano “ES Criativo” e tem como objetivo além de apresentar os resultados alcançados até o momento, promover a construção coletiva e dinâmica de propostas que impulsionem o desenvolvimento da atividade gastronômica no estado do Espírito Santo.

A Oficina contará com especialistas da academia, representantes de estabelecimentos gastronômicos e profissionais da gestão pública no intuito de descentralizar as discussões e ampliar o alcance participativo da ação.

Pesquisa ES Criativo: Estabelecimentos Gastronômicos: A pesquisa tem como público alvo restaurantes e demais estabelecimentos gastronômicos corriqueiramente frequentados por turistas e população local, que tenham em seus cardápios pratos e bebidas que valorizem a culinária local com base em alimentos chave da nossa economia rural, e ainda qualificados em receitas regionais feitas com técnicas e ingredientes da cultura capixaba.

Participe! http://bit.ly/GASTRONOMIA_ES

 

AUDIOVISUAL


 DIAGNÓSTICO DO SETOR


O objetivo desse questionário é captar informações que caracterizam o setor de Audiovisual no Espírito Santo. Com este instrumento visamos identificar o perfil dos profissionais e das empresas do estado e suas as principais carências e as potencialidades. Este é um primeiro contato do grupo de pesquisa aplicada ao Plano "ES Criativo" com os profissionais desse segmento, e gostaríamos de deixar claro que estaremos sempre abertos para opiniões e sugestões. A conclusão da pesquisa está prevista para março de 2019, quando será publicado um relatório com os dados levantados e as propostas de políticas públicas. A pesquisa pode demorar entre 10 a 15 minutos e as respostas a essas perguntas são sigilosas e seus resultados são publicados de forma anônima. Portanto, sua identidade estará preservada.

Participe da pesquisa no link: PESQUISA 

ARTESANATO

O setor artesanal constitui-se no Espírito Santo como importante atividade na geração de renda e empregabilidade. O estado ocupa a 3ª posição em densidade de trabalhadores no setor: são 2,33 trabalhadores para cada mil habitantes, proporção superada apenas pelo estado de Alagoas e o Distrito Federal (MDIC, 2018). Mais do que isso, presente em todas as microrregiões do estado (MDIC, 2018), a atividade artesanal no Espírito Santo é relevante por seu potencial como vetor estratégico para a valorização de territórios e desenvolvimento local, a partir da sua compreensão no âmbito da Economia Criativa.

Acompanhe e participe das ações:

Inscrições  Encerradas - "Oficina de Planejamento: Políticas Públicas para o Setor Artesanal como Negócio Criativo no ES"

 

A Oficina integra as ações da Pesquisa Aplicada ao Plano “ES Criativo” e tem como objetivo além de apresentar os resultados alcançados até o momento, promover a construção coletiva e dinâmica de propostas que impulsionem o desenvolvimento da atividade artesanal no estado do Espírito Santo.

A Oficina contará com três edições em setembro, em diferentes municípios do Estado, no intuito de descentralizar as discussões e ampliar o alcance participativo da ação. Direcionada aos diversos profissionais atuantes no setor artesanal, os interessados deverão inscrever-se previamente em formulário on-line. As Inscrições vão até 30/08/2018 e as vagas são limitadas!

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard