01/10/2013 12h55 - Atualizado em
05/01/2017 14h56
Passeio Ciclístico Cultural promove visita ao Centro Histórico de Vitória
Aproximadamente 200 ciclistas tomaram conta das ruas do Centro de Vitória na manhã do último domingo (29), durante a segunda edição do Passeio Ciclístico Cultural - Centro Histórico de Vitória. O grupo se concentrou no Antigo Terminal Aquaviário Dom Bosco e, por volta das 9 horas, saiu em direção ao Centro, passando por 31 monumentos históricos - entre eles, edifícios datados desde o século XVI.O evento foi uma forma de aliar prática desportiva e cultura, conscientizando os participantes quanto à importância da memória intrínseca aos patrimônios do bairro, com seus monumentos, bem como a sua valorização e preservação. Além de chamar a atenção para um rico patrimônio cultural que, na pressa do cotidiano, geralmente passa despercebido ao olhar da população, o passeio foi também uma oportunidade de se refletir acerca da mobilidade urbana, muito discutida nos últimos tempos.
Em um carro de som, um guia turístico falava sobre os 31 monumentos, como o Museu de Arte do Espírito Santo, o Theatro Carlos Gomes, o Convento de São Francisco e o Viaduto Caramuru, entre outros.
Ao longo do percurso, houve duas paradas para abastecimento de água. Uma em frente à Catedral Metropolitana de Vitória e outra no Viaduto Caramuru. O fim do passeio foi em frente ao Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), na Avenida República, com distribuição de lanches, sorteio de brindes e apresentação de dança afro.
O evento marcou a 7ª Primavera dos Museus, que neste ano tem como tema norteador "Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira", e faz parte do Programa de Educação Patrimonial da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Neste ano, o passeio enfatizou a memória oral e as relações entre o centro da cidade e a cultura afro-brasileira.
Histórico
No Espírito Santo, a primeira edição do passeio ciclístico foi realizada em 30 de setembro de 2012, percorrendo museus, públicos e privados, e os patrimônios históricos já monitorados pelo Projeto Visitar, do Instituto Goia. Ao todo, foram 27 patrimônios - museus, espaços culturais, igrejas e imóveis significativos. Grande parte do percurso aconteceu em terreno plano, com suaves ladeiras em alguns trechos. A iniciativa surgiu a partir de uma sugestão do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura (MinC), que organizou em Brasília o Primeiro Circuito Ciclístico de Museus, em janeiro do ano passado. Centenas de pessoas participaram do evento, que estimulou a visita a importantes espaços de preservação da história e da cultura do País.
Devido ao seu sucesso, o Ibram sugeriu que os sistemas estaduais e municipais realizassem o passeio ciclístico, em comemoração à 6ª Primavera dos Museus, no período entre 24 e 30 de setembro, promovendo, dessa forma, patrimônios locais por meio da prática esportiva e do lazer, buscando uma interação entre memória, cultura e esporte.
A Primavera dos Museus acontece anualmente, no início da primavera, e tem como objetivo aproximar o museu da realidade contemporânea por meio de atividades selecionadas pelas instituições para esse período, de palestras e cursos a debates e visitas guiadas a exposições.
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br