23/10/2012 06h51 - Atualizado em 05/01/2017 14h38

Pancas recebeu Seminário Territorial para elaboração do Plano Estadual de Cultura nesta terça-feira (23)

A construção do Plano Estadual de Cultura do Espírito Santo (PEC-ES) terá o seu terceiro Seminário Territorial, nesta terça-feira (23), em Pancas, município incluído na microrregião Centro-Oeste. Esta etapa consiste em levantar as demandas dos diversos segmentos culturais para serem incorporadas no documento final do Plano. Em um primeiro momento, o núcleo executivo do PEC-ES levantou e sistematizou dados sobre realidade das dez microrregiões administrativas do Estado para subsidiar a formulação de um diagnóstico cultural.

O primeiro Seminário Territorial foi realizado no último dia 16 de outubro em Aracruz. O município sediou o Seminário Territorial Rio Doce, que reuniu indígenas, quilombolas, artistas das mais diversas linguagens e representantes do poder público municipal e de associações artísticas e culturais da região.

Cerca de 70 pessoas estiveram presentes no Teatro Municipal de Aracruz, no centro da cidade, para debater o atual cenário cultural do território e pensar em propostas que virarão metas para os próximos dez anos. Além de Aracruz, o território Rio Doce é formado pelos municípios de Linhares, Sooretama, Rio Bananal, João Neiva e Ibiraçu.

Já no dia 18 de outubro, foi a vez discutir a cultura no território Noroeste. Composto por Ecoporanga, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Mantenópolis, Águia Branca e pela cidade anfitriã, Nova Venécia, o território foi representado por 80 pessoas, que participaram ativamente das atividades propostas.

Entenda a programação

Realizados entre os meses de outubro e novembro de 2012 em todas as dez microrregiões do Espírito Santo, os Seminários Territoriais consistem em espaços de debate presencial e abertos ao público. Neles, são discutidas as diferentes realidades da cultura capixaba, por meio da apresentação dos diagnósticos territoriais elaborados pelo Comitê Gestor.

A partir dos diagnósticos, os participantes apresentam propostas para o desenvolvimento da cultura capixaba, dentro das cinco diretrizes do Plano Nacional de Cultura: Papel do Estado; Diversidade Artística e Cultural; Acesso à Cultura; Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável; e Participação Social.

Todas as etapas de construção do PEC-ES podem ser acompanhadas pelo site www.planoculturaes.com.br .

Abaixo, confira onde serão realizados os próximos Seminários Territoriais do PEC-ES:

23/10 - Pancas (Território Centro-Oeste)

Auditório da Secretaria de Educação - Centro

25/10 - Domingos Martins (Território Sudoeste Serrano)

Escola Mariano Ferreira de Nazaré - Centro

27/10 - Conceição da Barra (Território Nordeste)

Escola Dr. Mário Belo Silvares - Centro

31/10 - Guaçuí (Território do Caparaó)

Secretaria de Cultura - Praça da Matriz - Centro

08/11 - Santa Teresa (Território Central Serrana)

Casa de Cultura - Av. Getúlio Vargas, Centro

10/11 - Mimoso do Sul (Território Central Sul)