27/05/2014 08h28 - Atualizado em 05/01/2017 14h52

Oficina de Educação Patrimonial encerra projeto de diversidade cultural no sul do Estado

27/05/2014

Será realizada no município de Atílio Vivacqua, nesta quinta (29), uma oficina de Educação Patrimonial voltada para o público infanto-juvenil. O evento integra projeto de valorização da diversidade cultural capixaba, selecionado em edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O projeto "O Universo mágico das Folias de Reis" inclui a publicação de um livro ilustrado sobre essa manifestação cultural e a realização de oficinas de Educação Patrimonial em Atílio Vivacqua e no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim.  A iniciativa tem a parceria da Associação de Folclore de Cachoeiro.

De acordo com a jornalista e professora Rosângela Venturi Barros, que assina o texto do livro, a proposta do projeto é promover a valorização do saber construído pelos mestres e foliões desse folguedo tradicional no sul do estado  e, também, desenvolver ações para disseminação desse conhecimento entre as novas gerações de forma a assegurar a perenização de um conhecimento que vem sendo transmitido pela oralidade.

As oficinas são ministradas pelo jovem mestre folião Wilson Diniz que já realiza ações de formação em Burarama e também em outras comunidades na região. A oficina de encerramento do projeto, em Atílio Vivacqua, vai contar com a presença da mestre Maria Laurinda Adão, presidente da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim. O município foi escolhido para sediar a oficina por contar com diversos grupos de Folias e por promover, há 14 anos, o tradicional encontro na comunidade de Linda Aurora.

Serviço:
Local da oficina: Auditório da Secretaria Municipal de Agricultura, no Centro Esportivo Scarpão, município de Atílio Vivacqua.
Data: 29 de maio (quinta-feira)
Oficina: Mestre Wilson Diniz
Livro "O Universo mágico das Folias de Reis"
Texto: Rosângela Venturi Barros