23/08/2013 13h34 - Atualizado em 05/01/2017 14h27

Ofes faz estreia mundial de obra do premiado compositor Liduíno Pitombeira

 
Premiado e reconhecido internacionalmente, o compositor cearense Liduíno Pitombeira tem suas obras executadas em várias partes do país e do mundo. À Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), coube a estreia mundial de seu "Concerto para Saxofone Soprano e Orquestra", nos próximos dias 28 e 29, no Theatro Carlos Gomes, em Vitória.
 
Sob regência do maestro convidado Roberto Duarte, a quinta edição das séries Pré-Estreia e Concertos Sinfônicos da Temporada 2013 contará com a participação do solista Marcelo Coelho (saxofone), para executar a composição de Liduíno.
 
Outro destaque do programa é a suíte "A Floresta do Amazonas", uma das últimas criações de Heitor Villa-Lobos. Escrita em 1958, encomendada pela companhia de cinema norte-americana MGM, para o filme "A Flor que Não Morreu" ("Green Mansions"), de 1959. O longa-metragem é protagonizado por Audrey Hepburn, que interpreta Rima, uma menina que consegue falar a língua dos pássaros e da floresta.
 
A partitura está repleta de diversos cantos de pássaros, cantos indígenas (numa língua inventada, baseada nos fonemas utilizados pelos índios) e contém ainda algumas das mais belas canções escritas por Villa-Lobos, como "Veleiro", "Canção de Amor" e "Melodia Sentimental".
 
Uma das mais importantes sopranos brasileiras, a cantora lírica Rosana Lamosa também será solista do concerto. Artista frequente nos principais palcos de ópera do país, ela atua como protagonista em famosas obras e estreias mundiais.
 
Completa o programa "Elegia", de Henrique Oswald. Composta em 1896, é marcada pela fluência da linha melódica, harmonizada sutilmente. Oswald foi um compositor brasileiro, filho de pais suíços, que ganhou um concurso de composição em Paris, promovido pelo jornal "Le Figaro", vencendo aproximadamente 600 candidatos.
 
Regente
Natural de Niterói (RJ), o maestro Roberto Duarte é um dos principais nomes da música clássica no país e desenvolve intensas atividades como regente no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Seu interesse pela música brasileira o coloca em posição de destaque no cenário musical, com a apresentação de mais de uma centena de obras em primeira audição mundial e a revisão das obras para orquestra de Villa-Lobos.
 
É membro, entre outras, da Academia Brasileira de Música. Em novembro de 1996, recebeu do governo brasileiro, por meio da Funarte, o Prêmio Nacional da Música, como regente. Recentemente foi diretor artístico da Orquestra do Teatro São Pedro, em São Paulo.
 

Serviço:
Séries Pré-Estreia e Concertos Sinfônicos - "A Floresta do Amazonas"
Obras de Liduíno Pitombeira, Heitor Villa-Lobos e Henrique Oswald
Regência: maestro Roberto Duarte
Solistas: Rosana Lamosa (soprano) e Marcelo Coelho (saxofone)
Quando: quarta-feira (28) e quinta-feira (29)
Horário: 20 horas
Onde: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro, Vitória
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.
Telefone: (27) 3132-8399
 


Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard