16/11/2012 15h00 - Atualizado em 05/01/2017 14h42

Ofes e convidados apresentam concerto com obras de Schubert e Schumann

 
A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) apresentou o seu último concerto da Série Quarta Clássica da temporada 2012, na noite dessa quarta-feira (14). Realizada no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, a apresentação teve como repertório obras dos compositores Franz Schubert e Robert Schumann sob o comando do maestro convidado Emilio de Cesar.  

O concerto ainda teve participação especial da premiada pianista espanhola Cristina Naranjo Pérez. A solista convidada estuda piano desde os sete anos de idade com sua mãe, Maria Del Carmen Pèrez. É dona de diversos prêmios em concursos nacionais e internacionais, como: Ciutat de Manresa, Jacinto Guerrero, ciudad de El Ejido, Ciutat de Carlet, Ciudad de Albacete, Veguellina de Órbigo, Pedro Espinosa, Infanta Cristina, "Cidade do Fundão".

Importância do intercâmbio

Natural do Rio de Janeiro e formado em regência, composição e canto pela Universidade de Brasília (UnB), o maestro Emílio de Cesar já havia regido a Ofes outras vezes e ressalta a importância desse intercâmbio entre orquestras e regentes. "Cada pessoa tem a sua interpretação de uma obra musical, essa diversidade na regência faz os músicos perceberem uma mesma obra de diferentes formas, o que é fundamental para a aprendizagem musical", afirma Emília.

Ainda segundo o maestro, o público que acompanha a orquestra também passa a dar atenção a elementos novos a partir da interpretação imprimida por uma outra regência. Emílio já foi regente de várias orquestras no Brasil e no exterior, estando entre elas a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo; a Orquestra Sinfônica da Bahia entre outras.

O repertório da noite

O concerto dessa quarta-feira foi o nono da Série Quarta Clássica e teve em seu repertório a Sinfonia n.º 4 do compositor austríaco Franz Schubert, escrita em 1816, quando ele tinha apenas 19 anos. A outra peça do concerto foi o célebre Concerto para piano e orquestra, do compositor alemão Robert Schumann. Terminado em 1841. Além de ser uma obra-prima, o Concerto de Schumann é uma das peças mais populares do repertório para piano e orquestra.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
(27) 3636-7111
comunicacao@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard