NOTA DE PESAR – CHICO LESSA

O Conselho Estadual de Cultura (CEC) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento na manhã de quinta-feira, 30 de abril, do músico, compositor, e cronista Chico Lessa. 

Francisco José Viana Lessa, nosso inesquecível Chico Lessa, músico que muito honra trouxe para o Espírito Santo, por participar do lendário “Clube da Esquina”, movimento musical, que teve no álbum de mesmo nome, um LP duplo lançado em 1972, reconhecimento internacional, eleito o melhor álbum brasileiro já lançado. Escolha feita por 162 especialistas de áreas ligadas à produção musical, entre jornalistas, podcasters, músicos, produtores e youtubers.

Clube da Esquina que congregava músicos excepcionais como Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Wagner Tiso, Fernando Brant e tantos outros músicos, compositores e letristas que fizeram desse movimento, exemplo que segue influenciando gerações de músicos e compositores. 

A parceria de Chico com Márcio Borges, na música No Tom de Sempre, censurada pela ditadura militar, o levou para o Clube da Esquina, e seu extraordinário trabalho como compositor, teve reconhecimento com gravações por grupos e artistas como Boca Livre, Os Borges, Som Imaginário, Andrea Ramos, Zel Moreira. Aguardamos com enorme expectativa o álbum inédito que gravou com Bruno Mangueira, na UFES, com apoio de edital da Universidade. 

O legado de Chico Lessa será sempre um patrimônio cultural do Espírito Santo e do país. 

Nossos sinceros pêsames à família, amigos e fãs de Chico Lessa. 

Vitória, 2 de maio de 2024. 

Fabricio Noronha Fernandes

Secretário Estadual de Cultura e

Presidente do CEC – Conselho Estadual de Cultura

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard