08/09/2013 19h23 - Atualizado em 05/01/2017 14h25

Noite de premiação do festival de cinema em Muqui lota o Teatro Neném Paiva

09/09/2013

Após a maratona de três dias de exibições, com diversos curtas-metragens e o longa "Doméstica", de Gabriel Mascaro, a segunda edição do Festival de TV e Cinema Independente de Muqui (Fecim) teve sua noite de premiação nesse sábado (07), com apresentação dos atores globais Amanda Richter e José Henrique Ligabue. A cerimônia começou por volta das 19 horas e o pequeno e aconchegante Teatro Neném Paiva ficou lotado.

Antes da premiação houve uma homenagem ao documentarista capixaba Ricardo Sá (à esquerda, na foto ao lado), que também recebeu o troféu Catraca. Na ocasião, aconteceu a Mostra Perfil, não competitiva, com a exibição de dois documentários do realizador: "Procurando Madalena" (2011), uma investigação bem humorada da origem da toada de congo "Madalena", e o então inédito "Era Assim... Naquela Época (2013), que viaja pela memória afetiva dos descendentes de imigrantes no Espírito Santo.

"Muqui é uma cidade que adoro. Venho sempre na festa da folia de reis. É um espaço muito importante para o nosso Estado, nossa memória, nossa identidade. E agora, com este festival mais capixabas e pessoas de todo o país virão para Muqui. Para mim, é um prazer enorme mostrar esses dois filmes aqui", afirmou Ricardo.

Prêmio

O nome dos vencedores foi anunciado pelos atores Amanda Richter e José Henrique Ligabue. O júri da mostra competitiva, formado por Lobo Pasolini, Bernadette Lyra, Aurora Miranda Leão e Margarete Taqueti, concedeu ainda menções honrosas a três produções: "Luminaris", do argentino Juan Pablo Zaramella; "Meu Olho Direito", do espanhol Josecho de Linares; "Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas", da baiana Ceci Alves.

Quanto à premiação principal, o vencedor da categoria Melhor Ficção foi o curta-metragem "Um de Nós Morre Hoje", de Gabriel de Almeida e Weiller Vilela, um faroeste à mineira sobre um acerto de contas. Na categoria Melhor Documentário, o prêmio foi para "São Sebastião, o Caboclo Flecheiro", dos capixabas Paulo Paraizo e Villinevy Koppe.

"Cabeça de Papelão", de Quiá Rodrigues, levou o prêmio de Melhor Animação. A websérie "Fazendo a Social", de Erica Rodrigues e Eduardo Bezerra venceu na categoria Melhor Filme de TV. Já o melhor filme do festival, eleito pelo júri popular, foi o curta de ficção "Com os Pés na Cabeça", de Tiago Scorza e Gabriela Luizzi Dalmasso, um olhar sensível sobre a infância em uma área rural.

Festival

Os dois primeiros dias de Fecim foram marcados pelas exibições, sobretudo pela Mostra Competitiva e pela sessão Cinema na Praça, que apresentou ao ar livre o longa-metragem "Doméstica", de Gabriel Mascaro. A produção traz a perspectiva de sete adolescentes, que registraram em vídeo o dia a dia de suas empregadas domésticas durante uma semana.

Também na sexta-feira (06), houve o workshop "Um Papo Cineclubista", com Luciano Guimarães. Militante do movimento cineclubista desde 2004, resgatou a história desse movimento, refletindo sobre sua importância. Na ocasião, ele exibiu alguns vídeos, a exemplo do documentário "Na Parede, na Toalha, no Lençol", de Lizandro Nunes, Luciana Gama, Úrsula Dart e Virgínia Jorge, sobre o cineclubismo no Espírito Santo.

No sábado (07), a programação foi marcada pela série de três debates "Diálogos". O primeiro foi sobre a produção de Ricardo Sá, com o realizador e Bernadette Lyra. À tarde, Guto Aeraphe e Aurora Leão falaram sobre a produção de seriados para TV e web. Por fim, Gabriel Mascaro, a atriz Kátia Moraes e a roteirista Lais Mendes Pimentel debateram acerca da representação das domésticas na televisão e no cinema.

A festa de encerramento aconteceu no restaurante Amarzém, ao som do grupo Regional da Nair, que lotou a casa e fez todo mundo sambar. Na manhã deste domingo (08), houve chuva de poesias na igreja, seguido de um passeio de bicicleta pelas ruas de Muqui.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard