14/05/2009 12h03 - Atualizado em 05/01/2017 14h23

Mostra internacional "Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci" inaugura Salão Afonso Brás

Com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), está aberta ao público a exposição "Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci". A mostra internacional inaugura o Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta, um espaço de 630 metros quadrados que funcionará como sala de exposições temporárias.

O governador do Estado, Paulo Hartung, sua esposa Cristina Gomes, a secretária de Cultura Dayse Lemos,  e diversas autoridades compareceram à solenidade de lançamento, realizada na noite desta terça-feira (13). O italiano Diego D'Ermoggine, diretor de relações internacionais da Organização Não-Governamental Museu a Céu Aberto, que organiza a exposição, elogiou a criação do Salão Afonso Brás, "um espaço que vai proporcionar uma longa relação do museu com o Estado". Sobre Leonardo da Vinci, ele frisou: "Muita gente não sabe que diversos objetos e máquinas usados no dia-a-dia são fruto da mente do gênio".

"Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci" apresenta, até o dia 21 de junho, 40 modelos artesanais dos inúmeros inventos de Leonardo da Vinci, enquanto cientista e inventor. Muitos não chegaram a ser construídos por ele, mas tornaram-se realidade centenas de anos depois, e exatamente da forma como o artista havia imaginado.

As réplicas dos inventos de Leonardo da Vinci foram reproduzidas cuidadosamente pela empresa italiana Contemporanea Progetti, por meio do uso de ferramentas e materiais como madeira, bronze, algodão e corda, autênticos do período em que Leonardo viveu.

As reproduções levaram 18 anos para serem montadas e representam as aspirações de Da Vinci para projetos nas áreas da aviação, automação, armas militares, engenharia e mecânica.

Os modelos são organizados de acordo com os temas que fascinavam Da Vinci: o voo, a navegação, a guerra, a mecânica e a hidráulica; e são acompanhados por painéis cenográficos que mostram os desenhos de Leonardo, acompanhados por um texto explicativo.

Dez apresentações interativas podem ser manuseadas pelo público, permitindo ao visitante ter uma fácil interpretação e compreensão dos princípios científicos.

Escolas interessadas em mergulhar no universo de Da Vinci podem agendar visitas à exposição pelo e-mail premium@premium.srv.br.

A mostra, que já foi vista por um público de 50 milhões de pessoas na Europa, Ásia, Oceania e América, passando por países como França, Rússia, EUA, México, Chile e Bolívia, veio de Florença, na Itália, onde foi exposta pela última vez antes de chegar ao Brasil, em 2008.

No País, a exposição já foi visitada por mais de 1,2 milhão de pessoas em 13 cidades, incluindo capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.

Salão Afonso Brás

Localizado no primeiro pavimento, o Salão Afonso Brás é o resultado de mais uma obra de restauro do prédio, iniciada em 2004, e que deve ser concluída ainda este ano.

No passado, o Palácio Anchieta era conjugado à Igreja de São Tiago, que foi gradualmente demolida. Durante restauração do Salão Afonso Brás, foi encontrada uma parede desse período, possivelmente do século XVI. Estes vestígios da antiga igreja foram preservados e estão à mostra para os visitantes. Na parte superior, por exemplo, é possível ver arabescos decorativos.

Grande restauro

O projeto de recuperação implementado no prédio - chamado de "grande restauro" - tem por objetivo revitalizar o edifício, promovendo a valorização de elementos que resgatem a historicidade do prédio, ocultada durante décadas por sucessivas reformas.

Neste contexto, os trabalhos de pesquisa arqueológica vêm identificando uma série de vestígios que colaboram para valorizar o edifício em sua instância histórica, permitindo, por meio dos achados, uma nova leitura dos usos do Palácio através do tempo.

Já foram concluídas as obras de todos os salões do segundo andar do Anchieta, onde estão localizados o gabinete do governador, o Salão Nobre, o Salão Negro, o Salão Dourado, o Salão do Piano e o Salão São Tiago, num total de aproximadamente dois mil metros quadrados. A restauração do Palácio tem o patrocínio da Vale e da Petrobras.

Palácio Anchieta


Trata-se de um dos monumentos históricos mais importantes da cultura do povo capixaba, cuja construção teve início em 1551. Com o término das obras, a sociedade terá acesso a um variado conjunto de informações sobre a longa história do prédio, desde que foi erguido como colégio jesuítico no século XVI, passando a ser sede administrativa do poder estadual, a partir do século XVIII.

Foram quatro os momentos que mais marcaram as intervenções arquitetônicas do Palácio Anchieta: a construção inicial como residência e colégio dos jesuítas; a reforma de Jerônimo Monteiro em 1910; a do governador João Punaro Bley na década de 1930; e o restauro atual, promovido pelo Governo Paulo Hartung.

As reformas efetuadas no Século XX promoveram profundas alterações no edifício, com o objetivo de apagar as feições jesuíticas primitivas do conjunto.

Descobertas

No decorrer dos trabalhos, que envolvem prospecções arquitetônicas e escavações, foram descobertos inúmeros vestígios relevantes para a história do prédio, tais como:

- Fundações do colégio jesuítico - vestígios de alicerces da ala mais antiga do edifício, apresentando a compartimentação interna do século XVI;

- Poço d'água do pátio central - construído pelos jesuítas, sofreu alterações ao longo dos séculos. Informações preliminares indicam que funcionou até 1905;

 - Altar-mor - cômodo remanescente da igreja jesuítica, onde a lápide do túmulo do Padre Anchieta é mantida exposta, onde foram identificados vestígios construtivos da capela primitiva;

 - Configuração primitiva do pátio central - arcadas e paredes originais que conformavam os limites do pátio primitivo foram evidenciadas, permitindo o registro do sistema construtivo e configuração deste espaço à época dos jesuítas;

 - Altar lateral da igreja jesuítica - durante as prospecções de parede foi identificado o nicho de um altar lateral da Igreja de São Thiago, decorado com a técnica de esgrafito, que se constitui em pintura ou desenho obtido riscando com um estilete a camada superior da tinta, deixando descoberta a inferior.

Leonardo da Vinci - a personificação da genialidade

Leonardo da Vinci (1452-1519) foi uma das figuras mais importantes do Renascimento na Itália, período da história da Europa em que ocorreram diversas transformações em uma multiplicidade de áreas da vida humana, que assinalaram o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.

Ele se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Nasceu em Vinci, na região da Florença, filho de Piero da Vinci e de uma camponesa.

A precocidade artística e a inteligência aguda do jovem levaram seu pai a enviá-lo ao ateliê do pintor Andrea Verrocchio, onde foi educado. Leonardo integrou, em 1948, a academia de Giardino di San Marco, sob o patrocínio de Lourenço, o Magnífico, um diplomata, político e patrono de acadêmicos, artistas e poetas. Foi quando ele teve o primeiro contato com a escultura.

Ainda naquele ano, pintou a Adoração dos Reis Magos para a Igreja San Giovanni Scopeto, obra que hoje se encontra na Galleria degli Uffizi. Em 1842, munido de uma carta em que descreve sua atuação como engeneiro civil e construtor de máquinas bélicas, apresentou-se ao duque de Milão, Ludovico Sforza.

Durante a temporada milanesa, ocupou-se das montagens cênicas para os espetáculos teatrais da corte, além de pintar algumas de suas obras-primas  - A Virgem dos Rochedos e A Última Ceia. Leonardo também é autor de um dos quadros mais famosos na história da arte - a Mona Lisa, que está exposta agora no Museu do Louvre, em Paris. O desenho do Homem Vitruviano, feito por Leonardo, também é tido como um ícone cultural.

Serviço:

Exposição "Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci"

- Período: 13/05/09 a 21/06/09
- Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta
Visitação: de terça a sexta, de 10 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, de 12 às 18 horas.
- Entrada gratuita

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
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