09/11/2012 15h03 - Atualizado em 05/01/2017 14h27

Mimoso do Sul recebe Seminário para elaboração do Plano Estadual de Cultura

 
Mais uma etapa dos Seminários Territoriais de elaboração do Plano Estadual de Cultura do Espírito Santo será neste sábado (10). Essa é a vez do município de Mimoso do Sul receber o evento, a partir das 8 horas, que irá reunir representantes da Cultura dos municípios que compõem a microrregião Central Sul: Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Mimoso do Sul, Atílio Vivácqua, Vargem Alta e Apiacá. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no início do seminário, que será realizado na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Elias Tomasi, na Avenida Getúlio Vargas, Centro.

Além da região Central Sul, todas as dez microrregiões do Estado estão recebendo os seminários territorias, espaços de participação onde a sociedade discute a realidade cultural local e propõe medidas para serem implementadas no Plano. Durante os Seminários, é apresentado um panorama do setor cultural da região elaborada a partir de informações fornecidas pelos órgãos municipais de cultura. Nesse levantamento são avaliados vários aspectos da realidade cultural local como a infraestrutura disponível, gestão e fontes de financiamento do setor, e as atividades de capacitação e formação dos profissionais atuantes na área.

Na última quinta-feira (08), foi a vez da região Central Serrana discutir os rumos da Cultura no Estado. Na Casa de Cultura de Santa Teresa, representantes da Cultura dos municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Itarana, Itaguaçu e São Roque do Canaã participaram do Seminário Territorial e trouxeram propostas para serem incluídas no Plano. 

O Secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva, relembrou a importância do Plano Estadual de Cultura como instrumento de participação da sociedade civil. "A partir de agora nós vamos mudar completamente a forma de fazer Cultura no Espírito Santo. O plano é uma iniciativa que vai estruturar nossas ações daqui por diante e estamos muito felizes de poder contar com a participação da população neste processo", afirmou para a plenária.

Em Santa Teresa, vários representantes das culturas populares estiveram presentes apresentando suas demandas, incluindo os descendentes de italianos, alemães, pomeranos e quilombolas. Membro da gestão 1978 do Conselho Estadual de Cultura, o Sr. Antonio Zurlo marcou presença na reunião e também trouxe suas contribuições: "É preciso que a cultura seja organizada para que nós sejamos respeitados e todos possam viver adequadamente", defendeu Zurlo. 

Reta final

Após o encontro realizado na região Central Sul, os Seminários Territoriais chegam à reta final. O próximo debate será no dia 22 de novembro, às 8 horas, no Centro Cultural da cidade de Anchieta, e contemplará os municípios da região Litoral Sul (Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Piúma, Anchieta, Alfredo Chaves e Iconha). 

Logo em seguida, no dia 24, Vila Velha sediará o último Seminário Territorial. Esse será o momento de representantes das cidades de Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória, Cariacica, Fundão e Serra contribuírem com a elaboração do Plano Estadual de Cultura. A atividade será realizada no Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, no Centro, das 8 às 17 horas. 

Próximos Seminários do PEC-ES:

22/11 - Território Litoral Sul
Endereço: Centro Cultural de Anchieta - Av. Beira-Mar - Anchieta.
Municípios participantes: Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Piúma, Anchieta, Alfredo Chaves e Iconha.
Para fazer a sua inscrição, clique aqui
 
24/11 - Território Metropolitano
Endereço: Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, Centro - Vila Velha.
Municípios participantes: Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória, Cariacica, Fundão e Serra.
Para fazer a sua inscrição, clique aqui.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
(27) 3636-7111
comunicacao@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard