12/09/2013 14h07 - Atualizado em 05/01/2017 14h25

Markus Konká leva recital poético para o interior do ES a partir desta sexta-feira (13)

O ator Markus Konká inicia, nesta sexta-feira (13), a circulação do recital poético "Meus Poetas... Minha Ilha", projeto que estreou no último dia 20 de agosto e conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Até outubro, o espetáculo percorrerá sete municípios do interior do Espírito Santo com apresentações gratuitas. 

"Meus Poetas... Minha Ilha" conta ainda com a participação do violonista Matheus Chagas. No recital, Konká declama poemas de autores como Adilson Villaça, Deny Gomes, Lúcia Oliveira, Miguel Marvilla, Marcos de Castro, Caê Guimarães, Aline Yasmin, Wilson Coêlho, Benilson Pereira, Waldo Motta e Jace Theodoro. 

De acordo com o ator, a proposta é divulgar a obra de autores capixabas pelo Estado, democratizando o acesso à poesia. Para ele, essa é uma das formas de expressão mais contundentes para se provocar a reflexão por meio de uma linguagem lúdica e prazerosa, que possibilita refletir sobre a realidade e temas locais. 

Nessa montagem, explica Konká, o ponto de partida são aspectos da cultura e do imaginário capixaba. "O olhar atento e poético dos escritores se revela como forte e denso, com uma rica e insólita gama de significados e constituições de vida que ficariam despercebidos no cotidiano, caso não houvesse a sensível percepção de quem as relata", acrescenta Konká.

O ator

Carioca radicado no Espírito Santo há 25 anos, Markus Konká foi o grande homenageado do 2º Festival de TV e Cinema Independente de Muqui (Fecim), na noite de abertura do evento, que aconteceu no último dia 5 de setembro.

Em seu currículo, reúne importantes trabalhos de teatro, dança e cinema. Já atuou em produções nacionais e capixabas, como "Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia", de Hector Babenco; "Eu Te Amo", de Arnaldo Jabor; "O Amor Está no Ar", de Amylton de Almeida; e "Entreturnos", de Edson Ferreira - que estreia em 2014.

Como diretor, estreou com o longa-metragem "Meninos de Guarani", em outubro de 2009. Trata-se de um documentário que aborda as histórias por trás da violência juvenil no município da Serra. No filme, Konká retrata a condição social e econômica de meninos e meninas da Avenida Guarani e adjacências, em Jacaraípe, antes de serem assassinados.

Programação:

13 de setembro
Teatro Ivo Mameri, em Rio Novo do Sul
 
14 de setembro
Teatro Fernando Torres, em Guaçuí
 
21 de setembro
Teatro Geraldo Cestari, em Itaguaçu
 
26 de setembro
Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante 

27 de setembro
Centro Cultural José R. Tristão, em Afonso Cláudio
 
4 de outubro
Teatro Municipal de Montanha
 
11 de outubro
Teatro Virgínia Santos, em Alegre

As apresentações acontecerão sempre às 19h30.
Entrada gratuita.


Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard