02/08/2013 14h21 - Atualizado em 05/01/2017 14h27

MAES reabre com três mostras simultâneas e biblioteca aberta ao público


A reabertura do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), na noite desta quinta-feira (01), após seis meses fechado para reparos nas instalações hidráulica e elétrica, alvenaria, teto e pintura da fachada fez valer a espera. Nada menos do que três exposições simultâneas marcam a reabertura, além da grande novidade, a abertura da biblioteca do museu, com acervo sobre as artes visuais para o público interessado e um bibliotecário que passa a fazer parte da equipe e orientará pesquisadores e apreciadores de arte. O evento de reabertura contou com a presença de artistas de diversas áreas, do governador Renato Casagrande e sua esposa dona Virgínia, do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomercio), José Lino Sepulcri, do secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva e convidados. Na abertura, a diretora do MAES, Anna Saiter lembrou que as obras de reparo foram importantes para a manutenção do Museu que reabre com novo vigor e atividades educacionais importantes para a comunidade. "Em 2011 tivemos em torno de 14 mil visitantes e em 2012 este número subiu para aproximadamente 20 mil. Agora precisamos melhorar a acessibilidade e este é o próximo passo", afirmou.

O governador Renato Casagrande ressaltou a importância da arte e da cultura como elementos de transformação social construtores da cidadania. Na oportunidade ele autorizou a Secult a iniciar conversas com os proprietários do imóvel anexo ao MAES para a desapropriação que permitirá sua ampliação e a instalação de um elevador que garanta a acessibilidade. Ele também reforçou a importância da parceria com o Sesc .

 "A parceria com o Sesc permite que nossos artistas exponham lado a lado de nomes com respaldo internacional, como é o caso de Rubens Gerchman, o que ressalta a qualidade dos trabalhos desses talentos capixabas". Ele também falou sobre a força cultural das instituições instaladas no Centro de Vitória. "Temos aqui um conjunto de espaços que nos permite potencializar a produção local e muito nos alegra reabrir este importante espaço para as artes capixabas". 

O secretário de Cultura, Maurício Silva, disse que o MAES é uma das mais importantes ferramentas de arte e educação do Espírito Santo, e que sua localização, no início do corredor cultural do Centro de Vitória, é privilegiada. "O MAES, em sinergia com a FAFI, o Theatro Carlos Gomes, o novo SESC Glória, em fase de obras, a antiga Assembleia Legislativa, que está sendo reformada e abrigará a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, a Galeria Homerio Massena, o Museu Palácio Anchieta e o Museu Capixaba do negro (MUCANE) formam um conjunto que revitaliza a vida cultural da cidade. Temos o desafio da acessibilidade, mas a exposição de hoje mostra que o MAES está vivo e isso é muito importante".

As exposições

A exposição principal, realizada em parceria com o SESC, obras de Rubens Gerchman com o tema "A Estética do Futebol e Outras Imagens" traz 42 serigrafias do carioca falecido em 2008 e consagrado mundialmente, mais duas instalações que dialogam com o tema das artistas capixabas Maruzza Valdetero e Elisa Queiroz, falecida em 2011.
A gerente de Cultura do Sesc, beatriz de Oliveira Santos, lembrou que esta é a 7ª exposição realizada pela entidade que representa em parceria com o MAES. "O caráter educativo dessas exposições é muito forte, e marca este trabalho conjunto". Já o Presidente da Fecomercio, José Lino Sepulcri, afirmou que o Sesc colabora com a política cultural do Estado, oferecendo entretenimento e conhecimento nas mais diversas linguagens.

A outra exposição é "A Cor de Dionísio", do artista Dionísio Del Santo, que dá nome ao MAES. São 12 gravuras onde o uso da cor, marca fundamental na obra do artista, é explorado. E para completar, uma exposição bibliográfica sobre artes visuais do acervo do MAES com o nome "O Diverso do Acervo" levará ao público novas aquisições e obras relacionadas às mostras apresentadas.

Outra novidade é a exposição "O Diverso do Acervo", uma mostra de livros, catálogos e periódicos relacionados às artes visuais. A partir de sexta-feira (02/08), o acervo bibliográfico estará disponível para consultas do público, que será orientado por um bibliotecário de plantão de terça a sexta, de 9h às 13h e de 14h às 18h.
O MAES passa a ser aberto ao público de terça a sexta-feira, de 9 às 18 horas, e sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Carnaval), de 10 às 17 horas. 

Histórico

O Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (MAES), Patrimônio Cultural do Estado do Espírito Santo, pertencente à estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Está sediado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado, que existe há mais de 80 anos. O prédio foi construído a partir do projeto arquitetônico do tcheco Joseph Pitilick e concluído em 1925. Foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 1998. Na ocasião foi feita uma homenagem ao artista que nomeou a instituição: o capixaba Dionísio Del Santo.

Localizado no Centro de Vitória, capital do Espírito Santo, o MAES já sediou no passado o "Serviços de Melhoramentos", órgão responsável pelo planejamento urbanístico da cidade. Posteriormente acolheu várias instituições públicas estaduais como o Diário Oficial, setores da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos e a Secretaria da Fazenda.

O prédio foi cedido ao Departamento Estadual de Cultura (DEC) em 1987. Atendendo a uma antiga reivindicação que mobilizou intelectuais e artistas capixabas, o DEC resolveu abrigar a sede de um museu no antigo edifício. Em 1990, iniciou-se a reforma do edifício a partir do projeto das Arquitetas Maria Cristina Coelho Duarte e Clemir Meneghel, com assessoria do crítico de arte Paulo Herkenhoff e da museóloga Margareth de Moraes.

O MAES está técnica e fisicamente preparado para receber exposições nacionais e internacionais, possuindo uma área expositiva com cinco salas e hall, distribuídos em dois pisos, uma Biblioteca que tem aproximadamente 3.000 títulos na área de artes plásticas, patrimônio e museologia, constando de livros, revistas, catálogos, vídeos, DVDs e fotografias, além de um auditório com capacidade para 40 pessoas.
 
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Caê Guimarães, Paula Norbim 
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302 
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br



Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard