17/09/2014 09h56 - Atualizado em 05/01/2017 14h54

Macunaíma, clássico da cinematografia brasileira, encerra o 21º Festival de Vitória

 17/09/2014


"Macunaíma", a aclamada comédia de Joaquim Pedro de Andrade baseada no romance homônimo de Mário de Andrade, encerra o Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo, nesta quarta, dia 17. Estrelado por Paulo José, Grande Otelo, Dina Staf e Jardel Filho, esse filme apresenta majestades da dramaturgia brasileira em papéis inesquecíveis. Paulo José, o homenageado do 21º VCV, interpreta o papel de Macunaíma Branco e da Mãe do anti-herói brasileiro no filme. A exibição encerra as homenagens à carreira de Paulo José no Festival de Vitória. O filme será exibido no Theatro Carlos Gomes, às 19 horas. A entrada é franca.
 
Após a exibição da ficção, às 21h30 acontece a esperada cerimônia de premiação dos vencedores do 21º VCV em diversas categorias. Serão anunciados os ganhadores do Troféu Marlin Azul em mais de 20 categorias escolhidos por um júri formado por profissionais da área cinematográfica a partir de critérios técnicos e artísticos e também pelo júri popular. Na ocasião, também serão divulgados as produções premiadas pelos concursos do Festival: 16º Concurso de Roteiro Capixaba, 3º Concurso de Mídias Alternativas e 1º Concurso Nacional de Web Séries.
 
Para celebrar o fim da maratona cinematográfica, iniciada na última sexta-feira (12), após a premiação, o DJ Asé tocará seu set no lounge do Festival na lateral externa do Theatro Carlos Gomes. Entrada franca.
 
O herói sem caráter
A sessão de encerramento também celebra a restauração digital do longa-metragem "Macunaíma" realizada em 2004. Exibido em sessão especial do Festival de Cannes daquele ano e lançado em DVD posteriormente, o restauro reviveu as cores do filme Pedro de Andrade para uma nova geração de cinéfilos e agora vai ser vista pelo público capixaba.
O filme é estrelado por Paulo José, que interpreta dois papéis no filme, Macunaíma branco e a mãe do personagem principal. Grande Otelo também vive o herói brasileiro em uma interpretação inesquecível. Dina Staf e Jardel filho completam o elenco do longa-metragem. Ganhador de quatro Candangos no Festival de Brasília de 1969, inclusive o de Melhor Roteiro, o filme é uma adaptação do romance homônimo do modernista Mário de Andrade, de 1928.
Além de atores que incorporam boa parte da cinematografia brasileira, "Macunaíma" promoveu o encontro musical de um dos principais músicos brasileiros do século XX, o compositor modernista Heitor Vila-Lobos com o tropicalista Jards Macalé. Sílvio Caldas e Orestes Barbosa também colaboraram para a tirlha sonora do filme. Anísio Medeiros assina a direção de arte e o figurino do filme. Guido Cosulich e Affonso Beato a direção de fotografia. A edição ficou a cargo do realizador e crítico Eduardo Escorel.
 
Sobre o Festival de Vitória
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo acontece de 12 a 17 de setembro, em Vitória-ES. O evento conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, do BNDES, da Petrobras e da Rede Gazeta.
 
São parceiros do Festival o Governo do Espírito Santo - por meio de sua Secretaria de Estado da Cultura, o Instituto Sincades, a Prefeitura Municipal de Vitória e o Canal Brasil. O Festival conta com o apoio da Link Digital e com patrocínio da Lei Rubem Braga / Prefeitura de Vitória com apoio da ArcelorMittal, e foi contemplado na seleção pública do Programa Petrobras Cultural.
 
Serviço:
Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo / Filme de Encerramento
"Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade (110 min., RJ, 1969)
 
Local: Theatro Carlos Gomes - Centro de Vitória-ES
Quando: Quarta-feira (17) às 19 horas
 
Premiação dos vencedores do 21º Festival de Vitória - às 21h30
 
Entrada franca
 
Mais informações: www.festivaldevitoria.com/21vcv/
Facebook: www.facebook.com.br/vitoriacinevideo
Instagram: @vitoriacinevideo

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard