20/03/2014 11h02 - Atualizado em
05/01/2017 15h30
IX Mostra Produção Independente exibirá a mais recente produção audiovisual capixaba

A relação do audiovisual com as transformações socioculturais contemporâneas é o tema da IX Mostra Produção Independente - Meu Tempo é Agora, que será realizada entre os próximos dias 1º e 5 de abril
no Cineclube Metropólis - Ufes, em Vitória. Uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba), esse tradicional evento do cinema capixaba contará com uma extensa programação aberta ao público e formada por Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens Capixabas, debates, palestras e lançamentos da Revista Milímetros, do catálogo 101 Filmes Capixabas e do DVD Coletânea da Mostra. (Foto ao lado: Filme "Mar Negro"

Um dos destaques da programação é a exibição do longa-metragem "Outro Sertão", de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, que abre o evento na noite de terça-feira (1º/04). Tendo como tema a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista, esse documentário recebeu o prêmio especial do júri no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e vem colecionando elogios por festivais internacionais onde tem sido exibido. No Espirito Santo, esta será a primeira exibição pública do filme.

Na Mostra Competitiva, concorrem 30 produções locais nos gênero ficção, documentário e videoclipe. Este ano serão cinco prêmios no valor de R$1.000,00 que serão anunciados no último dia da IX Mostra Produção Independente.
Pensar o audiovisual
Além da exibição de filmes, a IX Mostra Produção Independente reservou espaço em sua programação
para a reflexão sobre os modos de produção audiovisual praticados atualmente no Espírito Santo. O formato escolhido foi o relato de experiências de realizadores com a presença de um mediador. O primeiro debate, a ser realizado na quarta-feira (02/04), será sobre as experiências de registro audiovisual feitas durante as manifestações públicas ocorridas em Vitória em 2013. Os realizadores presentes irão falar sobre as suas estratégias para a captura e a transmissão de imagens. (Foto ao lado: Filme "Sinal Vermelho")

A segundo mesa de debates, na quinta-feira (03/04), abre portas para um dos temas mais discutidos atualmente entre os realizadores audiovisuais capixabas: a produção de filmes de longa-metragem. Diretores de longas capixabas produzidos por meio de diferentes mecanismos de fomento irão relatar suas experiências e discutirem sobre os diferentes modos de realização empreendidos para a realização dos seus filmes.

Ainda na sexta-feira, a atividade que encerra a programação de debates será uma mesa sobre produção para TV e outras mídias, como documentários, curtas-metragens, séries, web-séries, games e appbooks. A partir dos relatos de experiências de profissionais e de estudantes, serão levantadas motivações dos que se aventuram por este caminho da produção audiovisual, ainda inseguro, mas profundamente promissor.

Lançamentos
Como estratégia para fazer circular e repercutir as obras e debates presentes no evento, durante IX Mostra Produção Independente - Meu Tempo é Agora serão lançados e distribuídos gratuitamente a 4ª edição da Revista Milímetros, o DVD Coletânea da Mostra e o catálogo digital 101 Filmes Capixabas.

A IX Mostra Produção Independente - Meu Tempo é Agora é uma realização da ABD Capixaba e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). São apoiadores do evento o Cineclube Metrópolis, a Universidade Federal do Espírito Santo, a Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa), o site Panela Audiovisual, a ABD Nacional, o Fórum dos Festivais, a Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Programação IX Mostra Produção Independente - Meu Tempo é Agora
1º/04 (TERÇA-FEIRA)
19 horas - Lançamento da Revista Milímetros nº 4
19h30 - Exibição do Filme de Abertura
Outro Sertão (Documentário, 73?, 2013), de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela [filme fora da Mostra Competitiva]
02/04 (QUARTA-FEIRA)
14 horas - Mesa 1: Filmagem, Transmissão e Cobertura das Manifestações - O Audiovisual Contemporâneo e a Cultura das Redes
19 horas - Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens Capixabas
- Setembro Negro ES (Documentário, 5?, 2013), de Davis Alvim
- Inconstância (Documentário, 17?46", 2013), de Diego de Jesus
- Encosto (Ficção, 7?, 2013), de Joel Caetano
- Transpostal (Animação, 10?, 2013), de Ariane Piñeiro, Beatriz Lindenberg e Marinéa Anatório
- Me abraça (Videoclipe, 4?13", 2013), de Monica Nitz
- O Congueiro do Santo Preto (Documentário, 23?, 2013), de Fábio Carvalho
- A Fantástica Vida de Baffus Bagus Bagarius, (Ficção / 13?37" / 2012), de Alexander S. Buck
- Fragma, (Ficção, 12?, 2013), de Eduardo Moraes
- Perto da minha casa (Documentário, 16?, 2013), de Carolini Covre e Diego Locatelli
- Borum-Krenak (Documentário, 10?, 2013), de Adriana Jacobsen
03/04 (QUINTA-FEIRA)
14 horas - Mesa 2: Relatos de Experiências de Realizadores de Longas-Metragens Capixabas
19 horas - Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens Capixabas
- À Sombra da Mucuri (Animação, 10?, 2013), dos Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Mucurici
- Dizem que o Brasil só para na Copa (Documentário, 2?37", 2013), de Bianca Sperandio e Marcos Luppi
- Skateboards in the deathpit (Videoclipe, 1?25", 2013), de Lucas Bonini
- Sinal Vermelho (Documentário, 15?22", 2013), de Cristina Margon e Naiara Bolzan
- Meninos do Arco-íris (Documentário / 23? / 2013), de Herbert Bastos e Lamartine Neto
- Algo sobre Nós (Ficção, 15?, 2013), de Diego Locatelli
- Tão longe é aqui (Documentário, 76?, 2013), de Eliza Capai
04/04 (SEXTA-FEIRA)
9 horas - Palestra 1: Orientações sobre o Fundo Setorial do Audiovisual (palestra com representante da Agência Nacional do Cinema)
11 horas - Palestra 2: Orientações sobre os Editais de Audiovisual 2014 da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Palestra com representante da Secult)
14 horas- Palestra 3: Políticas e Mecanismos Federais de Produção Audiovisual com foco na nova Lei da TV Paga (palestra com representante da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão)
16 horas - Mesa 3: Relato de Experiências em Produção de TV e Outras Mídias (Debate com realizadores e profissionais do setor)
19 horas - Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens Capixabas
- Imprensados - A Luta pelo Território Quilombola do Sapê do Norte - ES (Documentário, 19?30", 2013), de Ariel Lacruz, Breno Vinicius Silva, Lígia Sâncio, Tião Xará e Vitor Hugo Simon
- Sangue e Rosa (Animação, 14?54", 2011), de Diego Scarparo e Henrique Gomes
- Cavalo Ferro(Documentário, 20?, 2013), de Gui Castor
- Cláudio (Ficção, 6?48", 2013), de Raphael Araújo
- Abrigo ao Sol(Ficção, 18?, 2013), de Emerson Evêncio
- Amigo Imaginário: Uma conquista feminina no Espírito Santo (Documentário, 14?, 2013), de Oswaldo Baldin
- Pra casa agora eu vou (Ficção, 9?23", 2012), de Erly Vieira Jr
- Ali, na Costa Pereira (Documentário, 31?, 2013), de Ethos Diálogos Visuais
05/05 (SÁBADO)
Das 16 às 18h - Encontro com os realizadores da Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens Capixabas
19 horas - Lançamento do DVD Coletânea da Mostra e do catálogo 101 Filmes Capixabas
19h30 - Mostra Competi