12/05/2014 12h09 - Atualizado em
05/01/2017 14h52
Imigração italiana no Espírito Santo é tema de livro

Pesquisador Cilmar Franceschetto lança a obra no dia 15 de maio, no Palácio Anchieta
O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), órgão vinculado à Secult, lança, no dia 15 de maio, no Palácio Anchieta, o livro "Italianos: base de dados da imigração italiana no Espírito Santo nos séculos XIX e XX, como parte das comemorações dos 140 Anos da Imigração Italiana no Brasil-Espírito Santo. Com mais de mil páginas, a obra integra a série "Imigrantes Espírito Santo, volume 1" e será distribuída gratuitamente.

Os dados que compõem o livro foram coletados nas fontes documentais do APEES e de outras instituições, como o Arquivo Nacional, além de informações obtidas junto aos documentos pessoais dos imigrantes, guardados pelos familiares, o que tornou o projeto interativo. Cento e vinte das fotografias foram realizadas pelo autor do livro entre os anos de 1990 e 1994, em diversos municípios do interior do Estado, para o projeto Resgate da Cultura de Imigração Italiana no Espírito Santo (Recies-Ufes), retratando os usos e costumes dos descendentes de italianos no Espírito Santo.
Pesquisa
Para a indexação das informações foi utilizada a metodologia do cruzamento de dados entre as várias listas disponíveis, possibilitando comparações entre as fontes, o que destaca o Projeto Imigrantes Espírito Santo de outros similares realizados por arquivos e instituições de pesquisa no país.

Foi diante da grande demanda por parte dos descendentes de italianos que o Arquivo Público tornou-se referência entre os capixabas, que buscavam nos documentos originais guardados pela instituição informações sobre seus antepassados, com vistas a reunir certidões para formalizar os processos para a aquisição da dupla cidadania, junto ao vice-consulado da Itália, em Vitória.
O prefácio do livro encontra-se em língua italiana e em português e foi escrito pelo sociólogo e pesquisador da imigração italiana no Brasil, Renzo Grosselli,autor de diversas obras sobre o tema, dentre elas: "Colônias imperiais na terra do café", sobre os italianos no Espírito Santo, livro traduzido e editado pela Coleção Canaã do APEES. O livro "Italianos" conta ainda com a colaboração do pesquisador da imigração, Agostino Lazzaro, atual diretor-geral da instituição, que participa da obra como organizador. A apresentação é assinada pelo governador Renato Casagrande, pelo Secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva e pelo presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro.
No mesmo dia e local vai acontecer o vernissage da exposição "Di Cavalcanti De Flores e Amores", com 20 obras do artista.
Serviço:
Lançamento do livro "Italianos: base de dados da imigração italiana no Espírito Santo nos séculos XIX e XX", de Cilmar Franceschetto
Data: 15/05/2014
Horário: 19h30
Local: Palácio Anchieta
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Paula Norbim/Erika Piskac /Márcia Almeida
Texto: Erika Piskac
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
imprensa@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES
www.secult.es.gov.br