02/12/2013 10h20 - Atualizado em 05/01/2017 14h48

III Conferência Nacional de Cultura chega ao fim e aprova 64 propostas que vão pautar as políticas culturais do país

05/12/2013
Mais de 1.700 pessoas participaram da III Conferência Nacional de Cultura, realizada entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. Foram 953 delegados de 26 estados e do Distrito Federal com direito a voz e voto, que ajudaram a definir as 64 diretrizes que vão pautar as políticas culturais pelos próximos anos, sendo 20 delas escolhidas como prioritárias. Foram dias de intensos e calorosos debates em torno das propostas votadas, divididas em quatro eixos temáticos: implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, cultura e desenvolvimento.

Representando o Espírito Santo, 12 delegados participaram do encontro, que contou ainda com representantes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), participando como convidados e observadores, sem direito a voz e voto. O maior número de participantes foi da região Nordeste, com 31% do total. Da Sudeste, foram 22%, Centro-Oeste teve 21%, enquanto Sul enviou 12% e o Norte (9%).

Um dos delegados capixabas, o educador social Alex Reblin, de Afonso Cláudio, disse que a conferência foi importante não apenas pela participação no processo de construção das políticas culturais do país, mas também por despertar mais consciência acerca da diversidade cultural das mais variadas regiões e estados do Brasil.

"O evento possibilitou a união para se discutir questões bastante amplas sobre as políticas públicas voltadas para a cultura, além de pensarmos as propostas que ajudarão a construir da melhor forma o Sistema Nacional de Cultura. Isso também traz muito empoderamento quando voltamos para nossas cidades, pois essa experiência vai nos ajudar a incentivar os coletivos de cultura ou construir nossos conselhos municipais de cultura, por exemplo", afirmou Alex.

Para o diretor escolar João Carlos Brzesky (camisa branca), de Baixo Guandu, foi muito importante atuar como delegado e sentir-se parte integrante do Sistema Nacional de Cultura. "Mais do que isso, pude me sentir o próprio sistema, como sendo uma peça dele, que o faz funcionar".

Atuando na área educacional, João pretende multiplicar em sua cidade a experiência que viveu durante os cinco dias de Conferência Nacional de Cultura, assim como as coisas novas que aprendeu. "Estou levando o máximo de informação, para que as escolas possam ter acesso a livros e a conhecimentos sobre cultura, de modo geral, o que vai contribuir muito com a educação".

Além das 64 propostas que vão nortear a política cultural brasileira, a plenária aprovou 104 moções, que refletiram a diversidade sociocultural do país. Entre elas, destacou-se uma, reivindicando a presença de delegacias regionais do Ministério da Cultura (MinC) em todos os estados da federação. A representação regional do Espírito Santo, por exemplo, é conjunta com o Rio de Janeiro, onde fica localizada a delegacia.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo