29/05/2013 10h18 - Atualizado em 05/01/2017 14h32

II Festival Internacional de Jazz & Bossa de Santa Teresa supera expectativas

29/05/2013
Ruas tomadas por pessoas que subiram as montanhas para ouvir boa música e desfrutar de boa gastronomia. Atrações nacionais e internacionais de quilate na área do jazz e da bossa-nova e a temperatura baixa combinaram com um bom vinho e a culinária italiana da região, durante a segunda edição do Festival Internacional de Jazz & Bossa de Santa Teresa nos dias 24, 25 e 26, no Centro de Eventos da Cidade.

Além da programação na área de eventos, a edição 2013 do festival ofereceu ao público apresentações no horário do almoço no sábado, com nada menos do que o compositor capixaba ícone da bossa-nova Roberto Menescal, e o saxofonista Derico, do Sexteto Onze e Meia, que toca no programa Jô Soares.

A abertura dos três dias com 13 shows programados deu o tom do que seria o festival. Os leitos da rede hoteleira da cidade estavam todos ocupados. Nos restaurantes, sempre cheios, turistas de todo Espírito Santo e de outros Estados se deliciavam com polentas, agnolinis, capelettis e muito vinho. O mineiro Peterson Menezes, de Belo Horizonte, conhecia Santa Teresa, mas nunca havia participado do festival. "Penso que o evento uniu o útil ao agradável. Boa música, boa mesa em uma cidade aprazível, numa época do ano propícia a curtir algo assim na região de montanhas. E a gente não vê bagunça nem sujeira na cidade, porque boa música leva bom público em qualquer lugar", afirmou.

Os primeiros acordes na noite de abertura, na sexta-feira (24), ficaram a cargo da Fames Jazz Band. Em seguida, as autoridades presentes subiram ao palco para uma rápida fala. O secretário estadual de Cultura Maurício Silva, representou o governador Renato Casagrande. "Santa Teresa merece este evento, não apenas pela programação artística e cultural de extrema qualidade, mas também pela organização com que tudo vem sendo tratado. E unir música e gastronomia foi uma grande ideia. A Cultura e o Turismo estão juntos participando desse novo tempo, e o festival de Jazz & Bossa de Santa Tereza já está se tornando um marco entre os bons festivais de música no Brasil", afirmou. Alexandre Passos, secretário de Turismo, ressaltou em sua fala a importância da parceria entre a Secult e a Setur. "A Cultura é uma grande parceira, assim como a Fames, e estamos apoiando este festival com muito carinho", afirmou. Já o diretor da Faculdade de Música do Espírito Santo, Erlon Paschoal, disse que a participação da Fames é natural. "Este festival veio para ficar e vai movimentar toda a região, do ponto de vista musical, gastronômico e turístico".
 
Além da Fames Jazz Band, as atrações capixabas foram Afonso Abreu Trio, Big Bat Blues Band, Saulo Simonassi e uma homenagem aos 100 anos de Vinícius de Moraes, com as cantoras capixabas Eliane Gonzaga, Márcia Chagas, Amélia Barreto, Inara Novaes e a Fames Brasil Instrumental.  Entre os destaques de outros Estados se apresentaram Leo Gandelman, Roberto Menescal, Derico e Chiquinho em Quinteto Jazz além dos cariocas Quarteto Jazz e Bossa, Big Joe Manfra Blues Band e Jeferson Gonçalves. A programação internacional contou com o guitarrista Kenny Brown, de New Orleans, Jonhn Primer, vencedor do Grammy 2010 na categoria Best Tradicional Blues Album, Orquestra Synthesis, da Philadelphia, e o guitarrista Charlie Hunter, que se apresentou com Leo Gandelman. Hunter é considerado dos maiores instrumentistas do jazz na atualidade.

Informações à imprensa: 
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo 
Assessoria de Comunicação
 Caê Guimarães, Paula Norbim e Paulo Gois 
Tel.: (27)3636-7111/9902-9302 
cae.guimaraes@secult.es.gov.br 
imprensa@secult.es.gov.br/www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard