26/07/2013 14h47 - Atualizado em 05/01/2017 14h27

Governo entrega obra de restauração da Fazenda do Centro em Castelo

 
Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984, o Casarão da Fazenda do Centro recebeu um projeto de ocupação e de revitalização amplamente discutido com a sociedade observando as tradições e os valores culturais do município de Castelo e região. O espaço foi entregue no último sábado (27).

O funcionamento do Casarão priorizará a realização de atividades educativas, culturais, turísticas e religiosas e funcionará como centro de cultura, biblioteca, sala de exposições e da memória agostiniana. A fazenda fica a oito quilômetros do Centro de Castelo e a dois quilômetros da ES-166, que faz a interligação da BR-262, entre Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante.

A restauração foi feita em duas etapas. Na primeira, os trabalhos foram realizados na capela da fazenda, já entregue à população. Na segunda etapa foi realizada a restauração da sede. Seu conjunto arquitetônico engloba uma área de 1.800 m², com destaque para a construção de pedra, madeira e barro, que revela a arquitetura típica da época e da região.

O restauro da Fazenda do Centro é um compromisso do governo Renato Casagrande com a recuperação do patrimônio histórico e arquitetônico do Espírito Santo e com a criação de equipamentos culturais que sirvam como espaço para visitação, encontros acadêmicos ou científicos e abrigo e hospedagem para pequenos grupos que desenvolvem trabalhos na área. 

A restauração garante a preservação do patrimônio e permite aos cidadãos ter acesso a um bem cultural e a um equipamento turístico, com ganhos simultâneos para a cultura, o patrimônio e o turismo, bem como a comunidade, ao preservar sua memória e sua história.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Caê Guimarães/Paula Norbim
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard