01/10/2014 08h52 - Atualizado em
05/01/2017 14h53
Futuro do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana em debate

30/09/2014

Autoridades e moradores do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, se reuniram no último sábado (27) para um debate sobre o que anseiam para o turismo do local. A ação integrou a programação do evento "Vem viver o patrimônio", que acontecer todos os meses.
O grupo vai se reunir outras vezes para traçar estratégias e expor ideias sobre qual o caminho a ser percorrido para que o Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana seja referência no turismo nacional. O local, além de muito charme, conta com pousadas bem estruturadas, gastronomia típica e pontos turísticos, como o Museu São Pedro de Alcântara do Itabapoana, que conta a história do distrito com peças antigas, quadros e documentos do tempo em que era dominado pelos barões do café.
O historiador cearense e mestre em preservação do patrimônio cultural João Paulo Vieira participou do encontro, mostrando como um trabalho em equipe salvou a Estação Ferroviária de Parangaba, no Ceará, para que não houvesse a demolição do prédio, importante para a história de Fortaleza. "A democratização do direito à memória é fundamental para contar a história do país", declarou.
A líder comunitária Maria Abadia Teixeira de Jesus também compartilhou com o público presente no evento a experiência de reconstruir a memória social e coletiva da comunidade Vila Estrutural, região a 20 quilômetros do centro de Brasília.
Participaram do encontro a gerente de Memória e Patrimônio da Secult, Christiane Gimenes, a secretária de Estado do Turismo, Diomedes Caliman Berger, a prefeita de Mimoso do Sul, Flavia Cysne, representantes da Associação de Moradores de São Pedro do Itabapoana, entre outros.
O encerramento do encontro contou com a participação do grupo Ticumbi São Benedito, de Conceição da Barra. O próximo encontro vai acontecer em novembro.
Assessoria de Comunicação da Secult
Paula Norbim/Erika Piskac /Márcia Almeida
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
imprensa@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES