07/06/2013 13h10 - Atualizado em 05/01/2017 15h46

Formação de professores aproxima as exposições da Galeria Homero Massena da sala de aula

07/06/2013
Com a proposta de introduzir a arte como forma de ajudar a reescrever histórias de jovens e adolescentes desmotivados, a Galeria Homero Massena (GHM) tem promovido encontros de formação de professores com o objetivo de sensibilizar o olhar desses profissionais para as temáticas e propostas artísticas dos trabalhos expostos na GHM. Ao enriquecer o repertório estético dos professores e estimular a aplicação desses conteúdos em sala de aula, essa iniciativa busca promover a redução do índice de evasão escolar na rede pública de ensino e faz parte do Projeto "Ações Educativas na Galeria Homero Massena" que teve início no último mês de maio. 

Como espaço e instrumento de capacitação para profissionais ligados à educação, os encontros do Projeto aproximam professores e artistas e possibilitam um debate direto sobre as interpretações provocadas por cada trabalho apresentado. Durante a formação, além da presença do artista autor das exposições em cartaz na Galeria, há ainda a participação voluntária dos arte-educadores. Nos encontros os professores receberam o material educativo da exposição e participaram de uma oficina de ideias, na qual, divididos em grupos, lançam propostas de métodos educativos a serem utilizados nas salas de aula.

Convidados para pensar a proposta educativa da exposição "Ausência | Presença", de André Arçari, que está em cartaz na GHM até o próximo dia 20 de julho, os arte-educadores Ludmila Cayres e Raphael Dias explicam que a atividade permite o planejamento em conjunto, estimula a criatividade e auxilia a desenvolver as estratégias educativas. Segundo eles, o mais importante desse encontro entre educadores é o compartilhamento de experiência onde cada um apresenta suas impressões e discute como fazer esse desdobramento da exposição na sala de aula. "É o que esperamos que aconteça na relação professor-aluno: um diálogo, uma conversa sobre o que cada um absorveu a respeito da obra", diz Ludmila.

Além de ser um terreno fértil para debates, o encontro de formação representa a primeira fase de uma ação que busca instigar o interesse de alunos pela arte como forma de prevenir e reduzir o abandono escolar observado na rede pública de ensino através de um contato mais estreito com as artes e a cultura: o Projeto "Ações Educativas na Galeria Homero Massena". Essa iniciativa resulta da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), por meio de sua Coordenação de Artes Visuais, a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu), Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória  Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) e do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus).

A arte contemporânea como um atrativo educacional 

Michelle Candide (foto ao lado) é professora de música na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aflordízio Carvalho da Silva, localizada em Maruípe, em Vítória, e acredita que poder levar o debate artístico para sala de aula, além de ser uma ação educativa, é uma atitude de valorização humana. "É legal o adolescente vir e perceber uma coisa que eu, por exemplo, não percebi. Eles acham que não são capazes, então trazê-los aqui e mostrar como o pensamento deles é parecido com o do artista impacta na autoestima deles. Isso significa investir no aluno e valorizá-lo, principalmente, como pessoa.", afirma a professora. 
Para Dolores Schimidt (foto ao lado), da Assessoria de Esporte e Cultura da Sedu,  essa é uma forma de incrementar e enriquecer a educação ao ultrapassar os muros da escola. "Queremos que os alunos venham e não vejam essa atividade com um simples passeio, mas que também seja realizado um trabalho pedagógico para que eles olhem as obras e façam suas próprias análises sem ficar esperando uma resposta pronta. É um trabalho contínuo e que auxilia a aprendizagem do aluno dentro da sala de aula.", afirmou a coordenadora. 



Ainda segundo a arte-educadora Ludmila, a proposta proporciona um novo olhar sobre os mecanismos pedagógicos: "esperamos tornar a arte um atrativo para que o aluno volte à aula. Diante da monotonia da escola, a ideia é fazer uma aula de campo, ter um momento de descontração, de reflexão através da arte e da manifestação artística e que não seja aquele formato convencional de sala de aula". 

O Projeto "Ações Educativas na Galeria Homero Massena" surgiu do interesse da Galeria Homero Massena em atender alunos da rede pública de ensino nas exposições de artes visuais. A partir daí,  a Sedu desenvolveu um projeto de arte-educação para contemplar alunos de escolas que apresentam alto índice de evasão escolar. Inicialmente, seis unidades localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória foram selecionadas e contempladas pelo projeto que é responsável por oferecer o encontro de formação para professores. Uma parceria com a Ceturb e com as empresas de ônibus da GVBus viabiliza o transporte de professores e alunos para as exposições. Além da visita mediada, os estudantes participam de uma ação educativa, desenvolvendo uma atividade prática que visa gerar desdobramentos no cenário escolar a partir de orientações do professor participante. 

Ainda em fase de avaliação e sujeito a alterações, o Projeto é um esforço para a melhor associação entre arte, cultura e educação. Para a Secult, significa trabalhar com a criação e formação de público, para a Sedu, o trabalho tem foco na cidadania e na valorização do potencial criativo do indivíduo. Já a Ceturb e a GVbus, que sempre transportam o cidadão para seus afazeres cotidianos, é um engajamento importante na causa social, uma vez que a maior parte das escolas com alto índice de evasão está localizadas nos bairros atendidos pelo Programa Estado Presente do Governo do Espírito Santo.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Caê Guimarães, Paula Norbim e Paulo Gois
Texto: Naiara Arpini
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302 
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard