06/09/2013 13h04 - Atualizado em 05/01/2017 14h25

Filmes de qualidade marcaram a abertura de festival de cinema em Muqui

Produções de alto nível, entre ficções, documentários e animações, destacaram-se no primeiro dia do 2° Festival de TV e Cinema Independente de Muqui, com exibições no Teatro Neném Paiva e nas ruas da cidade. A programação teve início na última quinta-feira (05), às 16 horas, com a primeira parte da mostra competitiva. Na sequência, houve cortejo poético com a banda Lira 24 de Junho, que chamou a atenção de quem estava nas ruas e casas de Muqui. Muitos pararam para ver a banda passar, outros acompanharam o desfile.

Por volta das 19h30, houve a abertura oficial do evento. Devido a um compromisso no Rio de Janeiro, um dos coordenadores gerais do Fecim, Léo Alves, não pôde estar presente para a ocasião, mas gravou um vídeo, exibido para a plateia. Ele falou sobre a importância do festival, sobretudo para a economia criativa e o turismo da região, bem como o papel do público, em especial os moradores de Muqui, protagonistas do festival.

Representando a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o coordenador de formação artística e cultural, Marcelo Siqueira (foto ao lado), subiu ao palco para falar do apoio ao Fecim, pelo segundo ano consecutivo, firmar a parceria com o Governo do Estado e ressaltar o papel do evento para a formação de público e construção da identidade local. "Muqui tem um patrimônio arquitetônico e cultural muito rico, mas a grande riqueza do município é o patrimônio humano", afirmou.

Para o prefeito de Muqui, Aluísio Figueiras, que também subiu ao palco para uma breve fala, traduzir em imagens a cultura e o dia a dia da cidade é uma forma de reforçar as tradições folclórica e histórica do município. "Isso para nós é muito edificante e significante. Faz deste festival a alegria de nosso povo, mostra que nossa cidade existe e pulsa", completou.

Homenagem

O ator carioca Markus Konká, (foto ao lado no centro) radicado no Espírito Santo há 25 anos, foi o grande homenageado do Fecim e recebeu 
um troféu das mãos da cineasta Luiza Lubiana, com quem já trabalhou no cinema.

Konká, que traz em seu currículo importantes trabalhos de teatro, dança e cinema, já atuou em produções nacionais e capixabas, como "Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia", de Hector Babenco; "Eu Te Amo", de Arnaldo Jabor; "O Amor Está no Ar", de Amylton de Almeida; e "Entreturnos", de Edson Ferreira - com estreia prevista para 2014.

Após receber o troféu, Konká disse que a cultura é a arma mais importante na luta por uma sociedade mais digna, e nela está a esperança. "A cultura é o que temos de mais importante, mais até que a comida. O pão e o circo são fundamentais. Estou muito emocionado hoje", completou. 

Sessões

A diversidade não se revelou apenas pela pluralidade das produções em cartaz no festival, com filmes de todo o
território nacional e também do exterior, a exemplo do excelente "Luminaris", do diretor argentino Juan Pablo Zaramella - pré-selecionado ao Oscar de Melhor Curta Animado, em 2011. O público presente também foi muito diversificado, com grande presença de estudantes - não somente de Muqui, mas também de Cachoeiro de Itapemirim. Pessoas de todas as idades acompanharam os filmes em cartaz, e as reações foram as mais variadas (de risadas em momentos dramáticos a chuvas de aplausos).

Outro destaque foi o documentário "A Última Canção", de Taynara Barreto, cujo tema é o alegrense Paulo Sério, cantor de grande sucesso no Brasil, nos anos 1960 e 1970, chegando a rivalizar com o "Rei" Roberto Carlos. O curta-metragem resgata um pouco da história do artista, a partir das lembranças de seus amigos e familiares e de personalidades de Alegre, e aborda ainda as possíveis razões que, infelizmente, relegaram o artista ao quase esquecimento.

Com uma extensa programação cultural e gratuita, a segunda edição do Fecim segue até domingo (08) e inclui mostras competitivas e não competitivas, bate-papo, atividades poéticas e apresentações musicais.

A programação completa do festival encontra-se disponível na página oficial do evento: www.fecim.com.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard