26/07/2013 07h52 - Atualizado em
05/01/2017 14h28
Festival de Sanfona e Viola de São Pedro do Itabapoana traz novidades no formato e na programação

Além dos shows e dos concursos de viola e sanfona, uma tradição que nos últimos 15 anos fez de São Pedro do Itabapoana uma referência nacional na música de raiz, a edição do 16º Festival de Sanfona e Viola traz novidades para o público, como uma caminhada de 18 km entre a cidade de Mimoso do Sul e o Sítio Histórico, visitação ao museu, serestas, concerto didático e encontro de violeiros e sanfoneiros de Folias de Reis. O festival também oferece oficinas avançadas de sanfona e viola com os músicos Toninho Ferragutti e Neymar Dias e um concurso que revelará novos talentos. As atividades serão realizadas entre os dias 27 de julho e 4 de agosto no Sítio Histórico, em Mimoso do Sul, em três palcos, no formato de tablado.
As mudanças no Festival buscam tornar o evento coerente com as potencialidades culturais do Sítio Histórico de São Pedro de Itabapoana. A mobilização da localidade em torno do Festival contempla as dimensões simbólica,
econômica e cidadã do direito à cultura. O bem cultural possui uma dimensão coletiva que requer a ampla participação de sociedade civil na definição do seu uso e o Festival de Inverno de Sanfona e Viola é um exemplo da articulação participativa e do envolvimento direto da comunidade no uso da cultura como elemento estratégico para o seu desenvolvimento.

A entidade realizadora do 16º Festival de Inverno de Sanfona e Viola é o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Vales e do Café. Nessa empreitada, são parceiras da iniciativa a Prefeitura de Mimoso do Sul e o Governo do Espírito Santo, por meio de suas Secretarias de Cultura e de Turismo.
Para este ano, o Festival traz novidades e busca dar ênfase ao desenvolvimeno do turismo cultural com o envolvimento direto da comunidade. O evento contará com uma estrutura adequada para receber violeiros e sanfoneiros capixabas e de fora do Estado: serão três palcos no formato de tablado espalhados pelo Sítio Histórico, equipados para garantir a qualidade técnica e acústica das apresentações.
Além dos shows e dos concursos de viola e sanfona, a programação deste ano conta com serestas, concerto didático e encontro de violeiros e sanfoneiros de Folias de Reis, oficinas de iniciação musical e oficinas avançadas de safona e viola.
A cidade
A região de Mimoso do Sul tem características peculiares que a tornam um local com forte vocação turística. Cultura (sanfona e viola), patrimônio histórico (arquitetura colonial), e paisagismo (matas, trilhas e cachoeiras) são atrativos para os turistas que viajam pela região. Um conjunto de fazendas do século XIX com forte influência da colonização portuguesa, italiana, libanesa e síria, além da presença marcante de afrodescendentes compõem este cenário.
São Pedro do Itabapoana é um sítio histórico com 41 imóveis residenciais tombados pelo Conselho Estadual de Cultura em 1987. Ruas de pedra com calçamento tipo pé-de-moleque, o conjunto de fazendas do século XIX, auge do ciclo do café no Espírito Santo, o Museu de São Pedro de Alcântara e a Escola de Sanfona e Viola são alguns dos atrativos da localidade.

Sítio Histórico - Casario antigo com mais de 40 imóveis tombados pelo Conselho Estadual de Cultura.
Museu de São Pedro - Ambientado em casarão tombado, possui no acervo móveis, utensílios e documentos do período cafeeiro.
Igreja de São Pedro - Construída no século XIX, no centro do vilarejo, reúne algumas imagens antigas e objetos sacros.
Bares e vendas - Culinária caseira e hospitalidade.
Rodas de Sanfona e Viola - Nas esquinas e bares do povoado, durante a realização do projeto Vem Viver o Patrimônio e no Festival de Inverno de Sanfona e Viola, com músicos e turistas de todo o país
Casa do Artesanato - Peças em madeira, tecido e fibras vegetais.
Núcleo de Formação em Sanfona e Viola - Formação musical para crianças, jovens e adultos, habitantes do campo e da cidade, com aulas semanais de sanfona, viola e percussão na Casa de Câmara e Cadeia de São Pedro do Itabapoana. Em 2005 foi criada a Orquestra de Sanfona e Viola formada por músicos jovens e adultos.
Os Caminhos de São Pedro - Caminhada com saída da sede de Mimoso do Sul, passando por fazendas históricas, corredeiras, lavouras de café e frutas, habitações típicas da zona rural capixaba, até o Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana.
Atividades Formativas
Oficinas de Iniciação
Sanfona - Professor Benitho Santana (ES)
Viola - Professor Silvio Barbieri (ES)
Período - De 27 de julho a 01 de agosto de 2013
Duração: 20 horas
Sanfona - Professor Toninho Ferragutti (SP)
Período - De 28 a 30 de julho de 201
Duração: 15 horas
Viola - Neymar Dias (SP)
Período - De 28 a 31 de julho de 201
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Caê Guimarães, Paula Norbim
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br