06/12/2013 09h11 - Atualizado em 05/01/2017 14h48

Festival de leituras dramáticas movimenta Cachoeiro de Itapemirim

 
 
No próximo dia 14 será realizada a quarta edição do Festival de Leituras Dramáticas Capixabas, em Cachoeiro de Itapemirim. Durante a manhã e à tarde, uma programação variada e totalmente gratuita levará ao público leituras da arte por meio de linguagens diversas, como dança, performance, teatro e literatura.

Selecionado pelo Edital 040/2013, de projetos de valorização da diversidade cultural capixaba, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o festival é realizado pelo Grupo Anônimos de Teatro, de Cachoeiro de Itapemirim, com recursos do Funcultura.
 
Além das apresentações na Praça Jerônimo Monteiro, a programação contará ainda com a oficina "Projeto Cultural: Como dar forma às ideias", sobre os elementos e as características para propostas e projetos, com a produtora e agente cultural Rosa Rasuck (foto ao lado). No encontro, que terá quatro horas de duração, serão abordadas novas formas de financiamento e dicas sobre como colocar em prática a criatividade.
 
Neste ano, a oficina "Corpo e Texto Capixaba em Ação", de leituras dramáticas, está sendo realizada desde outubro, com os alunos do Ponto de Cultura Escola de Teatro Darlene Glória. O resultado dessa oficina será apresentado pelos alunos na praça, junto com os artistas convidados.
 
O festival
 
Em novembro de 2008, o projeto de levar teatro e literatura à população de Cachoeiro de Itapemirim mobilizou centenas de pessoas na Praça Jerônimo Monteiro, no coração da cidade. De lá para cá, a cada dois anos, jovens e adultos das mais diversas classes têm parado para contemplar os artistas do Espírito Santo, na arte da interpretação com leituras dramáticas de textos capixabas.
 
A renovação é marca do festival, que, desta vez, trabalha com foco também na arte-educação, formando e capacitando atores e não-atores de Cachoeiro de Itapemirim interessados por leitura dramática e também pelo teatro e pela literatura. Por meio da oficina "Corpo e Texto Capixaba em Ação", com Luiz Carlos Cardoso, os alunos trabalham o estudo gramatical dos símbolos teatrais, desenvolvendo a criatividade cênica e a técnica por meio dos estudos de voz, corpo, expressão e linguagem.
 
Todos os textos são de autores capixabas, muitos cachoeirenses, a exemplo de Milena Paixão, Rubem Braga, Valquíria Carvalho, Marcelo Grillo, Maria Elvira Tavares Costa, Lucimar Costa, Leonardo Fardim, Roney Morais, Marina Altoé e Fernando Marques.
 
Programação
 
Praça Jerônimo Monteiro
Centro, Cachoeiro de Itapemirim
 
10 horas - Performance "Chega", com Felipe Mourad
Trata-se de uma luta de reconquista da dança por um corpo privado de suas potencialidades ao submeter-se a um modo de vida servil ? o corpo do performer à cultura do seu tempo. Desse corpo posto em crise, mergulhado na argila, talvez algo importante em sua generosa anarquia possa ser ofertado aos homens, como um pequeno presente selvagem.
 
11 horas - Dança na Cidade, com Jeremias Schaydegger
Com mais de 30 anos de carreira, o coreógrafo cachoeirense interfere na cidade com a sua arte, experimentando as estruturas urbanas para dançar e modificar.
 
11h30 - Leituras dramáticas
Reúne textos de autores capixabas lidos pelos alunos da oficina "Corpo e Texto Capixaba em Ação", em parceria com o Ato Cenopoético, que apresenta o espetáculo "Pé de Que Tem", resultado do trabalho de Residência Teatral contemplado pela Secult em 2012 com os diretores Junio Santos (RN) e Ray Lima (CE).
 
Centro Cultural Nelson Sylvan
Rua 25 de Março, 171, Centro, Cachoeiro de Itapemirim
(em frente a Casa dos Braga)

15 horas - Oficina "Projeto Cultural: Como dar forma às ideias", com Rosa Rasuck
Conteúdo: Elementos e características da proposta e do projeto; fontes de financiamento.
Duração: 4 horas
 
Aberto ao público
 
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim/ Tiago Zanoli / Erika Piskac
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
www.secult.es.gov.br


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard