03/11/2012 06h00 - Atualizado em
05/01/2017 14h36
Festival de cinema movimenta Muqui na comemoração do seu centenário

02/11/2012

O Teatro Neném Paiva, no Centro de Muqui, ficou lotado durante a cerimônia de abertura do 1º Festival de Cinema e TV Independente de Muqui (Fecim), na noite desta quinta-feira (01). Promovendo uma homenagem ao centenário da cidade, o evento vai até domingo (04) com uma extensa e diversificada programação inteiramente gratuita. São mostras competitivas de audiovisual, mostras temáticas paralelas, oficinas, exposição, lançamentos de publicações, shows musicais e mesas de debate.
A abertura teve como mestre de cerimônia o jornalista e cronista muquiense Jace Theodoro que entrou no palco do Teatro Neném Paiva pedalando uma bicicleta - objeto símbolo do Fecim. A programação do Festival já havia começado cedo. Pela manhã, foi realizada a primeira sessão da Mostrinha Vitória Cine Vídeo para Crianças e a oficina de roteiro com a cineasta Luiza Lubiana. A tarde foi aberta uma exposição de bicicletas antigas e foi lançada a segunda edição da Revista Ops.
O público presente na primeira noite assistiu à apresentação de dança da companhia Roberta Jazz e à primeira sessão da mostra competitiva. Entre as produções concorrentes, há filmes em animação, documentários e ficções de realizadores capixabas e também de outros estados. Mesmo debaixo de chuva, após a exibição, a plateia se dirigiu à Praça Municipal de Muqui para assistir às apresentações musicais. Quem subiu primeiro no palco foi o Grupo Moxuara com o show Aventura Moxuara pelo Projeto Circulação Cultural. Em seguida, foi a vez de Marcelo Haddad Power Trio e da banda Na Estrada.
Por meio do Programa Rede Cultura Jovem, do Projeto Circulação Cultural e do Instituto Sincades, a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) é parceira do Fecim. Para o subsecretário de Estado da Cultura, Erlon José Paschoal, iniciativas como a do Festival demonstram o quanto a ação articulada em rede pelos jovens é capaz de realizar. "Muqui, cada vez mais, se afirma como uma cidade que abraça a cultura como vetor fundamental para o seu desenvolvimento. O Fecim é um festival jovem protagonizado por jovens que mostra o quão potente é a vocação cultural desta cidade", afirmou o subsecretário.
Sobre o Fecim
Cidade rica em manifestações populares e dona de um exuberante Sítio Histórico, Muqui já foi cenário de inúmeras produções audiovisuais. O Fecim é uma aposta nas potencialidades culturais e turísticas do município. A idealização e realização do Festival é do Grupo Cultural ETC, coletivo formado por jovens muquienses, junto com a Escola de Música Manoel Vicente de Castro.
Nos últimos anos, as belezas naturais, históricas e culturais de Muqui ganharam destaque em diversas produções artísticas e culturais independentes, como filmes (curtas e longas-metragens), além de livros e ensaios fotográficos. Estimulados pelas comemorações do centenário da cidade, os jovens organizadores do Fecim pensam em formas de discutir e de preservar o passado, ao mesmo tempo em que interveem no presente da cidade.
Léo Alves, um dos coordenadores do Festival, conta que inicialmente a ideia do evento começou tímida, mas vários e novos parceiros apostaram na iniciativa o que permitiu viabilizar esse grande evento. "Queremos reafirmar Muqui como um importante ponto no circuito cultural capixaba. O audiovisual foi uma linguagem escolhida devido a sua capacidade de envolver outras expressões artísticas, inclusive de possibilitar o registro da nossa rica e criativa cultura popular", disse o coordenador.
Acompanhe tudo sobre o Fecim pelo site do evento: www.fecim.com.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
Tel.: (27) 3636-7111
comunicacao@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br