16/01/2009 13h23 - Atualizado em 05/01/2017 14h22

Festejos de São Sebastião e São Benedito em Itaúnas vão durar três dias

Tradição em Itaúnas, a "Festa de São Sebastião e São Benedito" será prolongada este ano. Serão três dias de festejo, que começam neste sábado (17), continuam no domingo (18) e retornam na terça-feira (20), quando é comemorado o dia de São Sebastião. Os dias consagrados aos santos receberão o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A comemoração é um motivo a mais para rever ou conhecer as famosas dunas que cobriram a antiga Vila de Itaúnas. Participam da festa 17 grupos folclóricos que representam toda a diversidade cultural do Norte do Espírito Santo.
O alvorecer com fogos desperta visitantes e moradores para uma extensa programação. O pequeno vilarejo de Conceição da Barra ferve ao receber, ao mesmo tempo, as mais representativas manifestações folclóricas do Estado, como o Jongo, Ticumbi, Reis de Boi, Pastorinhas e Alardo. Os grupos participam diariamente da missa, procissão e se apresentam em frente à igreja, louvando o padroeiro de Itaúnas, São Sebastião, e o santo da devoção popular - São Benedito.
Neste sábado (17), quando a festa começa oficialmente, a primeira atração chega de canoa pelo Rio Itaúnas. Todos os olhares se voltam para o Ticumbi, uma manifestação encenada há mais de 200 anos. No total, são quatro grupos celebrando a brincadeira, que consiste em um duelo bailado, com passos coreografados, entre os "Reis de Congo" e os "Reis de Bamba". Quem vence a disputa se torna responsável pela organização da Festa de São Benedito. O auto, realizado só por negros, segue o ritmo dos pandeiros, chocalhos de lata e da viola.
Ainda no sábado, Itaúnas presencia o primeiro ato do Alardo, representação de uma luta entre mouros e cristãos pela recuperação da imagem de São Sebastião.  Neste primeiro momento, os mouros raptam a imagem do santo e a conduzem para uma fortaleza. Eles passam a noite em vigília, mas são derrotados no segundo ato, que será apresentado no domingo (18). O combate travado nesse segundo dia termina com o resgate da imagem do santo, vitória dos cristãos e conversão dos fiéis.
A programação de terça-feira (20), último dia de festejos, será religiosa, com procissão pela Vila, e missa em homenagem a São Sebastião. Às 19 horas, a celebração será encerrada com a reapresentação do segundo ato do Alardo.

Programação:

16h30 - Jongo Mirim de Itaúnas
17 horas - Reis Mirim de Mestre Antônio Conceição
17h30 - Quadrilha de Nossa Senhora da Penha
18 horas - Jongo de São Benedito (São Mateus)
19 horas - Novena a São Sebastião
20 horas - Bingo

Terça-Feira (20)

06 horas - Alvorada de Fogos a São Sebastião
17 horas - Procissão a São Sebastião pela Vila
18 horas - Santa Missa a São Sebastião
19 horas - II Ato do Alardo (reapresentação)