07/05/2009 13h12 - Atualizado em 05/01/2017 14h22

Experiências sociais com arte e cultura serão mapeadas no Estado

Uma equipe de pesquisadores está em campo descobrindo e registrando a riqueza de experiências sociais com arte e cultura do Espírito Santo. A ideia é identificar e mapear os grupos ou instituições que tenham ações envolvendo jovens. Os resultados no Espírito Santo serão muito importantes para dar subsídios a programas e iniciativas da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que realiza o mapeamento em parceria com o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades.

O mapeamento é coordenado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), instituição do Rio de Janeiro que atua na formulação, pesquisa, avaliação e acompanhamento de políticas públicas e projetos sociais. Esses profissionais vieram a Vitória para capacitar jovens que vão atuar no trabalho de campo. Estes pesquisadores foram selecionados junto a organizações que trabalham com juventude no Estado como o Centro Cultural Caieiras, o Programa Rede Jovem (Gerência da Juventude/Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vitória), e a Associação dos Amigos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (AAOFES).

Os pesquisadores receberão uma bolsa mensal e produzirão conteúdo a partir de questionários respondidos pelos grupos e instituições identificados. A Phylarmonia - Arte & Cultura é o parceiro que viabilizará a infraestrutura de trabalho da equipe de jovens: espaço físico, computadores com acesso à internet, e telefone.

Os resultados identificados no Espírito Santo vão se somar a um Banco de Experiências Sociais com Arte e Cultura, que já conta com 572 grupos dos nove estados nordestinos. Os dados possibilitarão a troca e a integração a uma rede nacional de iniciativas comuns. O mapeamento também irá auxiliar o trabalho de pesquisadores interessados no tema da arte e cultura e transformação social, além de atrair a atenção de institutos, fundações e empresas que atuam nessa área.

O Mapeamento e o Banco de Experiências fazem parte do "Programa Juventude Transformando com Arte", idealizado e coordenado pelo CEPP há quatro anos. Até o final deste ano, além do Espírito Santo, também serão incorporados os dados do mapeamento de São Paulo e Rio de Janeiro. As informações coletadas no Estado estarão disponíveis em dezembro de 2009, no Banco de Experiências através do site: www.juventudearte.org.br.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br
 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard