14/03/2014 13h22 - Atualizado em 05/01/2017 14h49

Estação MAES com exposição itinerante de Attilio Colnago

 
Attilio Colnago, um dos artistas plásticos capixaba de grande relevância da contemporaneidade, na mostra itinerante "O Encantado: pinturas e desenhos de Attilio Colnago" expõe desenhos, pinturas e objetos, resultados de estudos e experimentação de técnicas e materiais que fundamentam suas criações artísticas em seus 35 anos de carreira como pintor, desenhista, professor de Artes Plásticas, pesquisador, restaurador, ilustrador de livros e idealizador de cenário e vestuário para peças de teatro.

Com múltipla formação nos campos das Artes Plásticas, restauração e educação, um dos artistas mais respeitados entre seus pares e que nos últimos anos tem sido objeto de pesquisas historiográficas, de publicações e catalogação de suas obras, Attilio é cidadão de São Domingos do Norte (1955), graduado em Artes Plásticas (Universidade Federal do Espírito Santo, 1977), especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis: Pintura de Cavalete e Esculturas Policromadas sobre Madeira (Universidade Federal de Minas Gerais, 1989) e mestre em Teoria da Arte, área de Patrimônio e Cultura (UFES, 2011).

A mostra "O Encantado: pinturas e desenhos de Attilio Colnago" visa efetivar um encontro especial da população capixaba com um conjunto de pinturas, desenhos, gravuras e objetos produzidas pelo artista Attilio Colnago. Com o objetivo de apresentar um leque da produção artística do artista, que foi desenvolvido nos últimos trinta anos no Estado do Espírito Santo, a mostra trata de uma seleção de obras que permite levar ao publico o contato com os diferentes recursos técnicos e os distintos elementos que povoam seus desenhos e pinturas e que fundamentam  suas criações artísticas.

Será exibida em cinco municípios de diferentes regiões do Estado. O percurso profissional como educador por mais de três décadas no campo das artes plásticas, ensinando, orientando e discutindo questões de ordem teóricas e técnicas do desenho e da pintura faz com que o objetivo desse projeto de mostra seja também o de propiciar o encontro, e o debate construtivo e frutífero, em relação a importância do papel do desenho e da pintura  no âmbito local, tendo como interlocutor um artista que dedicou toda sua vida profissional ao ensino desta duas atividades e que faz parte da  construção da historia das artes plásticas no Espírito Santo.

Neste projeto de mostra o que se busca é levar em conta  os modos de produção e de sentidos próprios que constituem a pintura e o desenho. Assim essa mostra foi pensada não como uma simples exibição, mas como espaço privilegiado de troca de experiências e vivencias artísticas que possibilita: o encontro entre desconhecidos, a troca entre diferentes, o reconhecimento do semelhante, a multiplicidade de olhares sobre a  pintura e o desenho. 

A presença de Attilio Colnago no cenário do desenho e da pintura local é marcante dadas as características pessoais que este imprime ao seu trabalho: intemporalidade, referências renascentistas e barrocas, alusão aos mestres da pintura,  estudos da figura humana, referências  autobiográficas, a imaginária sacra e as paixões, sejam elas vividas, imaginadas ou desejadas. É uma arte essencialmente biográfica-profana-religiosa, que se impregna nos personagens que povoam seus desenhos, pinturas e objetos. Fudem-se o espiritual e o carnal.

Aos visitantes será disponibilizado gratuitamente um catálogo com 52 páginas, contendo textos e imagens que permitam conhecer e entender a iconografia de Attilio Colnago. Em cada município onde a mostra será exibida acontecerá uma programação de cunho educativo que visa aproximar a comunidade dos conteúdos da mostra e do universo do desenho a exemplo da  Oficina - "Tintas e técnicas de pintura" - que trata do preparo - e a sua aplicação - de técnicas de fabricação artesanal de tintas. A oficina será um encontro com professores e artistas das cidades contempladas.
  
Organização
Paulo de Barros
 
SERVIÇO
Local
Praça Municipal Florencio Augusto Berger 
Santa Maria de Jetibá - centro 
 
Abertura
14 de março, às 19 horas.
 
Visitação 14 de março  a 14 de abril de 2014
segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Sabados e domingo de 12h às 21h
 
Ações educativas 
Palestras e oficinas dirigidas a professores e ao público em geral. Informações (27) 3263 - 4837

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim/ Erika Piskac
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302 
comunicacao.secult.es@gmail.com
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard