11/10/2011 12h57 - Atualizado em 05/01/2017 15h46

Espírito Santo recebe exposição internacional "Modigliani: Imagens de uma vida"

O Espírito Santo entrou definitivamente no circuito das grandes mostras internacionais e terá a honra de ser o primeiro Estado do Brasil a receber a exposição inédita "Modigliani: Imagens de uma vida", composta por obras do artista italiano Amedeo Modigliani. A mostra gratuita será aberta ao público na próxima terça-feira (18), a partir das 9 horas, e prossegue no Palácio Anchieta até o dia 18 de dezembro.

A exposição conta com 188 obras e traz 12 pinturas em óleo originais, e cinco esculturas em bronze, além de pinturas de outros artistas de sua época, fotografias, documentos, desenhos, telas de amigos e filmes. Todo o acervo vem do Instituto Modigliani, situado em Roma, e foi montado com uma concepção inédita, que irá traçar o panorama da vida e obra de Modigliani.

A mostra percorre a intensa vida parisiense de Amedeo Modigliani e de seus amigos, entre 1906 e 1920, pretendendo assim, mostrar como depois de Toscana, Firenze e Veneza, Paris foi uma escolha inevitável. Esta cidade lhe permitiu estreitar relações com as personalidades mais famosas daquela época - de quem pintou retratos - e realizar o seu sonho.

A obra de Modigliani e de seus amigos serão apresentadas não só cronologicamente, mas também por aproximação temática, como o período dito juvenil - as modelos e amantes que se identificam com as fotos e os retratos do artista - e os anos dedicados à escultura.

A mostra será realizada pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e Educação (Sedu) e Momento Itália Brasil, fato que confirma o comprometimento da atual gestão com a disseminação da cultura para a população capixaba de forma gratuita. Tem como parceiro o Instituto Sincades, e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, Jornal A Gazeta, e Centro Educacional Leonardo Da Vinci. A curadoria é do Museu a Céu Aberto e Modigliani Institut Archives Légales, e organização da Premium Marketing Promocional.

Amedeo Clemente Modigliani

Modigliani nasceu em Livorno, na região da Toscana, numa família judaica, sendo o quarto e último filho de Flaminio Modigliani. Ainda menino demonstrava interesse pela pintura, no que foi incentivado por sua mãe, Eugenia Garsin, com quem visitava museus de arte, e que o matriculou como aluno no estúdio de Guglielmo Micheli.

Na infância, sofreu de tifo, doença que comprometeu sua saúde pelo resto da vida - mas cujo tratamento forçava-o a constantes viagens e grande intercâmbio cultural a Paris.

Depois de Livorno, Firenze e Veneza, em 1906, Modigliani aos 22 anos, passa a viver em Paris. Lá, o pintor e escultor toscano frequentava habitualmente os ateliês de Severini, Marevna, Max Jacobs, Foujita, e se relacionou com artistas como Picasso, Derian, Kisling e Jeanne Hébuterne.

No inicio do século, os artistas de todo o mundo se encontravam em Paris como se estivessem num encontro marcado na cidade de Rodin, Manet e Cézanne. Uma cidade que se tornou um escândalo artístico. Uma Paris, sem distinção de nacionalidade, de língua e de classe social, provinda da Europa, da Rússia, da Ásia, da Escandinávia e da América, entre 1900 e 1915, a todos era oferecida a possibilidade de sucesso, como a Modigliani.

A sua saúde enferma o leva a uma morte precoce no fim de janeiro de 1920, que precede o suicídio de sua última companheira, Jeanne Hébuterne, mãe de sua única filha, a pequena Giovana, de 13 meses. A tragédia se torna ainda mais terrível pela morte do outro filho que Jeanne carregava em seu ventre há oito meses. Amedeo morreu aos 36 anos.

Ano da Itália no Brasil

A realização da mostra internacional em Vitória abre oficialmente as comemorações do Ano da Itália no Brasil aqui no Espírito Santo, e dá oportunidade para a população capixaba, e em sua grande maioria de descendência italiana, conhecer os feitos de Amedeo Modigliani.

O Ano da Itália no Brasil será comemorado de outubro de 2011 a setembro de 2012 e, em virtude disto, será organizada em todo o País uma série de eventos capazes de traduzir a importância, abrangência e riqueza da história e cultura italianas.

Pelo seu elevado valor cultural, a exposição foi considerada um dos eventos mais importantes entre os programados para celebrar o Momento Itália-Brasil, por intermédio de carta do embaixador italiano no Brasil, Gherardo La Francesca, que valida a mostra como componente da programação do ano comemorativo pela sua "pertinência e qualidades intrínsecas".

Exposição "Modigliani - Imagens de uma vida"
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta - Centro de Vitória
Período: 18 de outubro a 18 de dezembro de 2011
Horário: De terça a sexta-feira - das 9 às 17 horas.
Sábado: das 10 às 17 horas
Domingo: das 10 às 16 horas